Sindicato cobra ações mais efetivas da Fenaban sobre o coronavírus

A direção do Sindicato dos Bancários de Niterói e região encaminhou um documento à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) cobrando medidas mais profundas e urgentes para prevenir e proteger os bancários e usuários do coronavírus.

 

Mesmo com as medidas anunciadas após as negociações com o Comando Nacional, o Sindicato observa com muita preocupação a situação dos atendimentos nas agências bancárias.

 

Entre as reivindicações estão medidas sobre planos de contingência, manutenção dos empregos, garantia de proteção às pessoas integrantes de grupos de risco e vulneráveis.

 

O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou Decretos com medidas de suspensão de eventos, alterações nos atendimentos de suas repartições, suspensão das aulas nas unidades de rede pública e privada, fechamento de Shopping Centers, redução de 50% atendimento de transportes coletivos e proibições de aglomerações de pessoas pelos próximos 15 dias.

 

“Diante deste cenário de saúde pública, em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o status de pandemia do Covid-19, o funcionamento bancário coloca os Funcionários(as) em flagrante exposição ao vírus”, retrata um trecho do documento.

 

As reivindicações do Sindicato dos Bancários de Niterói são:

 

– Contingenciamento e limitação de pessoas dentro das agências;

– Suspensão da cobrança de metas;

– Manutenção dos empregos dos Bancários(as);

– Retirada dos Bancários(as) das salas de Auto Atendimento.

– Antecipação das Férias.

– Atenção e assistência total aos Bancários(as)  que apresentarem os sintomas ou contraírem o vírus;

– Dispensa dos Bancários(as)  integrantes do grupo de alto risco (acima de 60 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas).

– Diminuição da exposição ao papel moeda (dinheiro) por ser condutor e ter alta circulação;

– Desinfecção , higienização e distribuição de álcool em gel em todas as repartições e Agências bancárias.

– Sempre que possível, criar o sistema de Homeoffice/teletrabalho.