O prazo para o envio de documentos que habilitarão os funcionários do Banco do Brasil nos processos coletivos o Sindicato dará entrada na Justiça em breve TERMINA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, DIA 10/1. As ações serão em favor de Asneg’s 6h, ex-Assistentes (Direção Geral) 6h, Asneg’s 8 horas, supervisores de atendimento, comissionados há mais de 10 anos e caixas efetivos há mais de 10 anos.
Os bancários interessados devem acelerar o envio de seus documentos, caso ainda não tenham enviado, e ajudar o Sindicato na divulgação entre os colegas de sua agência e de outras, inclusive através das diversas mídias e redes sociais, para proliferar a informação e dar oportunidade a mais colegas.
É importante também lembrar aos que estão em férias, licenciados ou que deixaram o Banco nos últimos anos.
É preciso também estimular os colegas à sindicalização, pois, na maioria esmagadora dos casos, os não filiados atrasam os processos no debate sobre sua retirada e acabam perdendo seus direitos nas ações por determinação dos juízes que entendem que o Sindicato só pode representar seus associados na Justiça.
Esclarecimentos sobre dúvidas frequentes em relação ao assunto:
1 – O comissionamento há mais de 10 anos independe da comissão. Mas as comissões têm que ser subsequentes, sem interrupções.
2 – Caixas substitutos não contam como caixas há mais de 10 anos porque o próprio Banco obriga a interrupção da função. Logo, eles não conseguem exercer o cargo ininterruptamente por 10 anos.
3 – Os 1º e 2º gestores podem se habilitar para processos em cargos anteriores.
4 – Cargos exercidos há mais de cinco anos não são passíveis de ações.