Representantes dos metalúrgicos do ABC e de quatro montadoras (Volkswagen, Ford, Scania e Mercedes-Benz) fecharam, dia 19, acordo que prevê reajuste salarial de 10,81%, que será pago ainda em setembro, mês da data-base da categoria, além de abono no valor de R$ 2,2 mil, em 20 de outubro.
O reajuste um adicional de 6,26% sobre a taxa de inflação acumulada nos últimos 12 meses.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
Sábado, dia 18, as montadoras haviam proposto parcelar o reajuste, com 9% agora e o restante a partir de janeiro de 2011, assim como o abono, metade em outubro e metade em 2011.
A proposta foi rejeitada em assembleia dos metalúrgicos do ABC e, no dia seguinte, as montadoras concordaram em pagar os 10,81% já a partir de setembro e o abono total em 20 de outubro.
Em 2010, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 97% das 290 negociações salariais apuradas pela entidade chegaram a reajustes iguais ou superiores à inflação acumulada desde o último reajuste.
A notícia é um alento para a categoria bancária, que também tem data-base em setembro, e contraria os que não acreditam que seja possível conquistar 11% na Campanha Salarial dos Bancários, em 2010. Ainda mais quando se sabe que os banqueiros lucraram mais do que as montadoras nos últimos semestres.
Na foto, manifestação dos metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, no ano passado (MQ)