No Boletim BB anterior, informamos que a Direção do Banco do Brasil previa o pagamento da PLR até a sexta-feira 13 de março, mas, após a divulgação do balanço semestral, em 19/2, e da confirmação do pagamento de dividendos para o dia 3 de março, terça-feira, a previsão foi antecipada.
Ontem, dia 27, fontes da Direção Geral do banco informaram ao Sindicato dos Bancários de Niterói e Região que, agora, a intenção é pagar a PLR até a próxima sexta-feira, dia 6 de março.
Lembramos que o BB tem Acordo de PLR e Convenção Coletiva específicos e não tem obrigação de pagar a PLR até 2 de março. Isso é o que prevê o Acordo dos bancos privados com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).
O Acordo do Banco do Brasil prevê o pagamento da PLR em até 10 dias úteis após a distribuição dos dividendos.
Como a PLR deste semestre repete o modelo da anterior, a operacionalização do pagamento fica mais fácil e pode acontecer até mesmo antes do dia 6.
“Levamos desvantagem esse ano, mas em outros recebemos a PLR no 1º semestre antes que os colegas dos bancos privados, que receberam suas PLR’s até ontem, dia 27. Mesmo assim, o funcionalismo do BB leva vantagem, pois é o único que recebe a Parcela Linear, de 4% do lucro líquido, que, nesta PLR, são R$ 2.140,00. Hoje, isso está perto de dois salários iniciais no BB. Quem acha pouco, esqueceu a PLR de 220 reais, na Era FHC”, comentou Marcelo Quaresma, sindicalista de Niterói e Região e Diretor Estadual da ANABB (Associação Nacional dos Funcionários do BB), no Rio de Janeiro.
Além da Parcela Linear, todos os funcionários do Banco do Brasil receberão a Parcela Fixa de 483 reais e o Salário Paradigma. Muitos ainda receberão a Parcela Variável, relativa à pontuação da agência no Acordo de Trabalho (ATB).
Veja esses dois últimos valores neste sítio [site], clicando em Acordo Coletivo e, depois, 2008/2009.
Como o lucro do último semestre foi maior que o anterior, grande parte dos funcionários do BB receberá uma PLR maior que a última. Só receberá menos quem ganha a Parcela Variável e sua agência teve queda significativa no ATB.