O Conselho de Administração (CA) da Caixa Econômica Federal aprovou nesta quinta-feira (18), durante a última reunião do ano, o Plano de Apoio à Aposentadoria. O PAA vai beneficiar empregados do banco que já estão aposentados pelo INSS e continuam trabalhando e ainda os que estarão aptos a se aposentar.
O tema, que já havia sido aprovado pelo Conselho Diretor da empresa, segue agora para apreciação do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) do Ministério do Planejamento.
Fernando Neiva, representante eleito titular dos empregados no CA, participou da reunião. “Infelizmente, tive que sair no momento da deliberação sobre o PAA, porque o Estatuto da Caixa veda a participação nas discussões sobre a área de pessoal, como relações sindicais, remuneração, benefícios, vantagens e matérias assistenciais e de previdência complementar”, afirma.
Neiva acrescenta que os critérios do novo Plano de Apoio à Aposentadoria serão divulgados oportunamente.
Segundo Fabiana Matheus, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e diretora de Administração e Finanças da Fenae, as entidades representativas da categoria defendem o fim da restrição imposta pelo Estatuto.
“Não concordamos com isso. Fernando Neiva e Maria Rita Serrano foram eleitos pelos empregados e, por isso, é justo que eles atuem por uma Caixa melhor, o que começa com trabalhadores mais valorizados”, diz.
O conselheiro eleito relata que a reunião desta quinta-feira tratou também de assuntos gerais da gestão da Caixa. “Por medida legal, não podemos divulgar o conteúdo dos encontros. Mas a nossa participação é importantíssima. Afinal, é no CA que são definidos, entre outros, os desafios, os objetivos e as diretrizes da empresa. O ano de 2014 foi muito positivo. No próximo ano, trabalharemos ainda mais”, destaca.
Fonte: Contraf-CUT com Fenae