Cerca de 20 bancários concluíram o curso preparatório para certificação em CPA 10 e CPA 20 que ajuda a alavancar a carreira nos bancos. As aulas foram ministradas no próprio auditório do Sindicato em horários facilitados para participação dos bancários. O acesso ao curso também foi facilitado com a parceria realizada pela entidade, através da Secretaria de Formação, que disponibilizou descontos deixando o valor do curso mais acessível e abaixo do cobrado no mercado.
São vários os motivos para o profissional bancário fazer uma certificação que é obrigatória por força legal da resolução CMN 3158/2005, a certificação é obrigatória para todos os operadores que lidam diretamente com produtos de investimento. Outro motivo é a chance de ampliar a qualificação profissional e diferenciar-se no mercado competitivo. De fato, as certificações financeiras promovem distinção: ser aprovado na prova certificadora, indica para o mercado financeiro que o profissional dispõe de um “selo de qualidade”.
Hoje, no Brasil, existem diversos tipos de certificação voltados à área financeira, especificamente em relação à Anbima as mais importantes são:
A CPA 10 – Certificação Profissional Anbima Série 10 tem por objetivo realizar a certificação de Profissionais do mercado financeiro que trabalhem prospectando ou vendendo produtos de investimentos diretamente ao investidor, seja em agências ou atuando em Plataformas.
A CPA 20 – Certificação Profissional Anbima Série 20 tem por objetivo a certificação de Profissionais do mercado que trabalhem prospectando ou vendendo produtos de investimento ou realizando manutenção de carteiras de investimentos no segmento de varejo da alta Renda, Private Banking, Corporate Banking ou para Investidores qualificados.
Fonte: Imprensa Seeb-Nit