Sindicato lacra agência do Santander em São Gonçalo em protesto contra demissão durante a greve

Diretores do Sindicato dos Bancários de Niterói e região realizaram um ato na agência 4605 do Santander, em São Gonçalo, para protestar contra a demissão de um bancário em pleno período de greve. A unidade foi totalmente fechada e lacrada sem nenhum contingenciamento. Nem mesmo o autoatendimento foi aberto ao público em forma de repúdio à atitude do banco.

 

O bancário havia sido demitido em outra ocasião e reintegrado através de tutela antecipada conseguida pelo Sindicato na Justiça. Nesta quinta-feira (15), a direção do banco conseguiu cassar a tutela e, mesmo em período de greve, resolveu demitir o funcionário novamente.

 

A lei de greve não permite demissão de funcionários durante o movimento paredista.  A Constituição Federal prevê a liberdade sindical e o direito de greve a todo trabalhador. Além disso, a Convenção 98 da OIT estabelece que os trabalhadores têm proteção contra quaisquer atos atentatórios à liberdade sindical, inclusive no que toca aos atos destinados a dispensar o trabalhador em virtude de participação em atividades sindicais como a greve.

 

O funcionário só foi demitido por que fazia parte do contingenciamento para atendimento na agência. Mesmo a sua dedicação ao banco não foi levado em conta na hora da demissão. Prova mais uma vez que os bancos só pensam em explorar os bancários e exigir metas cada dia mais altas. Novas manifestações não estão descartadas. O Departamento Jurídico do Sindicato já está tomando todas as providências para garantir o emprego do bancário.

 

Fonte: Imprensa Seeb-Nit