Decisão é vitória de toda a categoria bancária, pois 90% dos bancários do país são representados pela Contraf-CUT.
Foi aberto pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) um importante precedente para a regularização das confederações e federações vinculadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e ainda não legalizadas. A corte cassou liminar que impedia o repasse da contribuição sindical para a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Para isso, o TST considerou improcedente a ação cautelar 207160/2009 proposta no início do ano pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (Contec).
A decisão constitui uma vitória de toda a categoria bancária, haja vista que 90% dos bancários do país são representados pela Contraf-CUT. Para o presidente da entidade, Carlos Cordeiro, “o resultado é uma resposta à autonomia e liberdade sindicais, e assim a Justiça passa a reconhecer a vontade de todos os trabalhadores do ramo financeiro do país”.
O secretário nacional de Administração e Finanças da CUT, Vagner Freitas, diz que a decisão do TST extrapola os interesses da categoria bancária, ao mesmo tempo que fortalece as negociações que o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban realizam na campanha salarial deste ano.
Acompanhe as notícias da campanha no Twitter.