Reuniões de negociação permanente e mesas temáticas de terceirização e previdência trouxeram poucas novidades.
1 – NEGOCIAÇÃO PERMANENTE – Dia 10, a Direção do banco concordou em conceder 50% de desconto, no pagamento à vista, ou o parcelamento, em até 18 vezes, aos funcionários que estão em débito nos programas das bolsas de estudos de graduação e pós-graduação. Houve acordo também sobre a reimplantação do SESMT (setor de segurança e prevenção das doenças do trabalho), até julho, com 145 funcionários, oriundos do quadro atual e de concurso externo e sobre o lançamento da cartilha sobre o assédio moral, prometido para novembro passado.
Não houve acordo em relação à suspensão dos débitos dos que não concluíram cursos de idiomas e à formação do Comitê de Ética, mas houve uma nova promessa sobre o Plano Odontológico, sua implantação nos próximos 60 dias.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
> Acompanhe as notícias do Sindicato no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
2 – TERCEIRIZAÇÃO – Dia 11, a Direção do banco insistiu na tese de que a terceirização é uma tendência do mercado, enquanto a Comissão de Empresa dos Funcionários lembrou que a Justiça e o Ministério Público vem impondo limitações a esse processo, permitido apenas nas atividades meio e não nas atividades fim, os serviços efetivamente bancários. Nesse último caso, o fato de terceirizados terem acesso ao sistema e atenderem clientes ao lado de funcionários caracteriza a interposição fraudulenta de mão-de-obra, que tem levado terceirizados a ganharem ações de equiparação salarial aos concursados. Nesse debate, o Sindicato dos Bancários de Niterói e Região sugeriu à Comissão de Empresa que reivindique o fim do acesso dos terceirizados ao Sisbb.
3 – PREVIDÊNCIA – Dia 11, a Comissão de Empresa insistiu na extinção do voto de Minerva e criticou a Direção do banco quanto à incorporação no balanço de parte do superávit da Previ (44 bilhões de reais, em 2009), o que é permitido por resolução da Secretaria de Previdência Complementar, decisão suspensa por liminar e desconsiderada pelo BB. Nesse caso, os acionistas e os funcionários correm o risco de, após o julgamento do mérito, serem obrigados a devolver parte dos dividendos e da PLR, decorrente de lucro maquiado para cima. Além disso, tendo que rever os últimos balanços, o Banco do Brasil corre o risco de apresentar um prejuízo de bilhões de reais a qualquer momento.
Por outro lado, ficou acertada a retomada das negociações sobre o superávit. Dessa vez, tendo em vista a disputa judicial, apenas quanto aos valores incontroversos, os valores que, incontestavelmente, pertencem aos associados. Essa tese é defendida pelo Sindicato dos Bancários de Niterói e Região desde 2008, época em que houve a mudança na legislação que reserva parte do superávit para o patrocinador, e só agora tornou-se majoritária no movimento sindical.
4 – REUNIÕES SOBRE O PCCS – Foi autorizado pela Gerev Niterói e agendado com as administrações das agências o calendário de março das reuniões sobre o PCCS (propostas e perspectivas). Em janeiro e fevereiro, 18 das 29 agências da base foram visitadas e, no final do mês, faltarão apenas duas para serem visitadas em abril: São Gonçalo e Alcântara.
Veja se sua agência será visitada este mês!
16/03 – terça – 16:30h – UFF.
17/03 – quarta – 10h – ITABORAÍ.
17/ 03 – quarta – 16:30h – MARICÁ.
18/03 – quinta – 9h – AURELINO LEAL.
18/03 – quinta – 16:30h – RUA DA CONCEIÇÃO.
24/03 – quarta – 9h – ICARAÍ.
24/03 – quarta – 16:30 h – MOREIRA CÉSAR.
25/03 – quinta – 9h – ESTILO NITERÓI.
31/03 – quarta – 9h – BASE NAVAL.
5 – DIA DO VERMELHO – Dia 24 de março, quarta-feira, acontece a 3ª manifestação pelo PCCS. Não deixe de participar.
6 – ENCONTRO DE BASE BB – Acontece dia 15 de abril, quinta-feira. Cada agência terá direito a um representante eleito pelos colegas. O Encontro é preparatório para os congressos Estadual e Nacional do BB e ainda depende de confirmação junto à Super RJ e à Diref DF. A Gerev Niterói já se pronunciou favoravelmente ao evento.
7 – CONGRESSO ESTADUAL BB – Dia 17 de abril, sábado, define reivindicações e delegados para o Congresso Nacional.
8 – CONGRESSO NACIONAL BB – Dias 28, 29 e 30 de Maio, define reivindicações para a Campanha Salarial 2010.
9 – ELEIÇÕES NA CASSI – Acontecem entre os dias 1º e 9 de Abril. O Sindicato orienta o voto na Chapa 1, “Unidos pela Cassi”, ligada à atual Diretoria da Cassi e também apoiada pelos sindicatos cutistas, pela Anabb e pela Aafbb.
10 – ELEIÇÕES NA PREVI – Acontecem entre os dias 17 e 27 de Maio. O Sindicato orienta o voto na chapa “Unidade na Previ”, ligada à atual Diretoria da Previ e também apoiada pelos sindicatos cutistas, pela Anabb e pela Aafbb.