Desde a última segunda-feira, trabalhadoras e trabalhadores de todas as Américas estão reunidos em Córdoba, na Argentina.
Durante toda essa semana estão sendo realizados encontros como a 6ª Conferência Regional UNI Américas Finanças, 7ª Conferência Regional da UNI Américas Mulheres, 6ª Conferência Regional da UNI Américas Juventude, e a 6ª Conferência Regional da UNI Américas.
Na segunda-feira (2) e terça-feira (3), durante a 6ª Conferência Regional UNI Américas Finanças, foram aprovadas moções como: Quebrando barreiras; Sindicatos para uma economia sustentável; Mudando o mundo do trabalho; Defesa dos bancos públicos; Democracia e direitos humanos; e Sistemas de pensão previdenciária.
Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Ramo Financeiro (Contraf-CU) e vice-presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT), destacou o impacto da tecnologia no mercado de trabalho do setor financeiro.
“Estamos assistindo a inteligência artificial (IA) acelerando os processos nos bancos tradicionais, com a redução de postos de trabalho. Isso, somado à atuação das fintechs, no mercado financeiro, que são bancos sem bancários, que não têm a mesma regulação, nem a mesma cobrança dos bancos tradicionais, tem impactado fortemente os nossos empregos e os direitos dos trabalhadores”, afirmou Juvandia.
Entre as diversas participações, a comitiva brasileira também apresentou informações sobre sistemas de pensão e sua importância para assegurar a vida digna de trabalhadores e seus familiares, após a aposentadoria.
*Fonte: Contraf-CUT