A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) está lançando uma campanha, nesta terça-feira (25), para mostrar a realidade dos trabalhadores do Santander.
A campanha vai denunciar práticas abusivas do banco, como terceirização e retirada dos direitos dos bancários.
O banco cria CNPJs e contrata como terceirizados pessoas que continuam fazendo o serviço bancário, deixando de pagar os direitos da categoria.
“Se trabalha no banco é bancário e tem que ter os mesmos direitos conquistados na Convenção Coletiva da Categoria”, afirma a coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Wanessa Queiroz.
Como explica a presidenta da Contraf-CUT e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, o setor bancário segue batendo recordes de lucro, que tem relação direta com o trabalho da bancária e do bancário.
“Ao mudar o contrato de trabalhadores bancários para contrato de terceirizados, vendendo essa movimentação, que retira direitos, como oportunidade, o Santander quer lucrar às custas dos trabalhadores, que deveriam estar recebendo o salário de bancário”, observa a dirigente sindical.
Os sindicatos e federações receberão materiais informativos nos próximos meses e também serão organizados atos de mobilização, reforçando a luta contra a retirada de direitos e precarização do trabalho.
*Fonte: Contraf-CUT