Tarciana Medeiros vai comandar o Banco do Brasil

 

 

Pela primeira vez, desde que foi fundado, o Banco do Brasil será presidido por uma mulher. O nome de Tarciana Medeiros foi anunciado nesta sexta-feira (30) pelo futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Tarciana Paula Gomes Medeiros é funcionária de carreira do Banco do Brasil há 22 anos, sendo gerente executiva desde 2019.

 

Para Juvandia Moreira, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a indicação representa um grande avanço. “Dos 50 mais altos cargos, apenas 5 são ocupados por mulheres. Igualdade de oportunidades é uma luta antiga do movimento sindical bancário”, publicou no seu Twitter nesta sexta-feira (30).

 

Ao anunciar os nomes de Tarciana Medeiros, para o Banco do Brasil, e o de Rita Serrano, para a Caixa Econômica Federal, Haddad falou sobre os desafios da gestão. “Como são bancos ligados ao Ministério da Fazenda, vamos estar trabalhando conjuntamente. A equipe da Fazenda está 100% à disposição das equipes que serão formadas pelas duas presidentes para que a gente coloque o mais rapidamente possível à disposição da população aquilo que foi compromisso de campanha, sobretudo no que diz respeito ao crédito”, completou.