A 3ª Conferência Estadual dos Bancários do Rio de Janeiro, realizada no último sábado (15), em Niterói, reuniu representantes de seis sindicatos do Estado, sob a organização da Federa-RJ.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões, Jorge Porkinho, em seu discurso de abertura, saudou todas as delegações e lembrou que a categoria está adoecida, sendo massacrada pelo sistema financeiro.
“Também quero agradecer ao Sindicato de Niterói pelo trabalho e por entender que foi importante realizar a plenária na cidade. Niterói está de braços abertos e na resistência e na luta sempre”, enfatizou.
No final da tarde foram aprovadas propostas e escolhidos os delegados que participarão da 25ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada em agosto em São Paulo.
Durante o encontro foram discutidos temas como a reforma sindical e os desafios da organização dos trabalhadores e da comunicação sindical frente às transformações do mundo do trabalho.
Os impactos das novas tecnologias e os ataques aos direitos trabalhistas na vida do trabalhador também foram tema de discussão. Além disso, a questão ambiental com a necessidade de uma transição enérgica e um desenvolvimento sustentável também foi incluída nas proposições da Conferência.
No encerramento do encontro, a presidenta da Federa-RJ, Adriana Nalesso, destacou que a categoria luta por um país democrático, que respeite as diferenças e contra todas as formas de discriminação.