O Sindicato dos Bancários de Niterói retarda a abertura de três agências do Itaú no centro de Niterói nesta quarta-feira, 24, em protesto contra a recusa do banco e receber pagamento de contas como água, luz e telefone. Dirigentes da entidade estão nas portas das unidades para impedir a abertura no horário normal de atendimento e chamar a atenção da população para o manifesto.
Os diretores protestam também contra a ampliação do horário de atendimento até as 19:00hs sem implantar duas jornadas de trabalho. A medida aumenta a carga horária de trabalho do bancário. As demissões imotivadas pelo banco nos últimos meses também faz parte da manifestação do Sindicato.
A direção do Seeb-Nit acredita que somente com o apoio da população poderão reverter a arbitrariedade do banco em não receber contas indicando o cliente e usuário para os correspondentes. O Itaú descumpre norma regulamentada do Banco Central que obriga o recebimento de todas as contas de concessionárias conveniadas com a instituição sem qualquer tipo de discriminação.
As agências com o início de atendimento retardado são: Agência 0059 na Avenida Amaral Peixoto; Agência Barcas também na Avenida Amaral Peixoto e agência Itaú Rua da Conceição, todas no centro de Niterói.
No dia 1º de abril o Sindicato realizou uma manifestação na porta da agência 0059 em Niterói orientando a população sobre como proceder em caso de recusa de recebimento de contas pelos bancos. Na oportunidade uma carta aberta foi distribuída com todas as informações necessárias e as normas que regulamento o serviço nas instituições financeiras, além de telefones úteis de órgãos fiscalizadores para denunciar as práticas ilegais dos bancos.
Assessoria de Comunicação Seeb-Nit