Sindicato realiza ato em agência do HSBC contra demissões e terceirização

Manifestação aconteceu na agência do HSBC Plazza Shopping em Niterói e peça teatral mostrou aos funcionários e clientes/usuários os perigos do PL 4330/04 da terceirização.

O Sindicato dos Bancários de Niterói realizou uma manifestação na agência do HSBC no Plazza Shopping, em Niterói, nesta quarta-feira, 26 de junho, para protestar contra as demissões e a precarização do trabalho. Uma peça teatral apresentada pela Cia Emergencial de Teatro retratou os problemas que podem surgir com a terceirização no país. A peça mostrou ainda os perigos da aprovação do projeto de lei 4330/2004 de autoria do deputado e empresário Sandro Mabel. O PL 4330 tramita na Câmara dos Deputados e está na pauta para votação no próximo dia 09 de julho.

Trabalhadores de todo país já se mobilizam para invadir Brasília e impedir a aprovação da proposta que visa acabar com os empregos formais e os direitos e benefícios adquiridos pela classe trabalhadora ao longo da história de lutas.

O Dia Internacional de Luta na América Latina contra as demissões vem sendo realizadas pelo banco inglês em toda a região. Os trabalhadores também exigem melhores condições de trabalho, mais respeito e valorização.

A mobilização foi definida durante a 9ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais dos Bancos Internacionais, realizada entre os dias 6 e 8 de maio, em Assunção, promovida pela UNI Américas Finanças e Comitê de Finanças da Coordenadoria de Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS), com apoio da Federação dos Trabalhadores Bancários e Afins do Paraguai (Fetraban).

Na ocasião, os integrantes da rede sindical do HSBC avaliaram a atuação do banco no Brasil, México, Argentina e Uruguai. Ficaram constatadas as péssimas condições de trabalho e os sindicatos não aceitam que os cortes de despesas e provisionamentos bilionários por conta das ilicitudes praticadas pela alta cúpula do banco, como lavagem de dinheiro e venda irregular de produtos, recaia sobre os trabalhadores, levando a exigência de cumprimento de metas cada vez mais abusivas e não garantindo emprego decente.

No Brasil, o banco lucrou R$ 1,225 bilhão em 2012, crescimento de 9,6% em relação ao ano anterior. Além disso, a rentabilidade do HSBC é maior do que qualquer outro país aonde ele atua.

No entanto, o HSBC cobra de seus clientes as taxas de juros e as tarifas mais altas do mundo. E, mesmo com o lucro gigantesco, a empresa fechou 1.002 postos de trabalho em 2012 e pratica uma inexplicável rotatividade de mão de obra.

Participaram do ato no interior da agência os diretores do Seeb-Nit: Heber Mathias, Marcos Aurélio Pacheco, Pietro Carvalho, Marcos Oliveira, Luís Cláudio Caju, Cristina Medeiros, Paulo Celso, Moisés Pereira, Miro Baptista, Sérgio Vigo Sym, Simone Torres e Cláudio Barbosa.

Fonte: Seeb-Niterói, Contraf-CUT com UNI Américas Finanças


> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.