Sindicato realiza atividade em comemoração ao Dia do Bancário

Ato teve peça teatral e carta aberta à população e funcionários criticando a postura dos bancos com relação as demissões e a recusa no recimento de contas pelos caixas de atendimento

Diretores do Sindicato dos Bancários de Niterói e região percorreram agências bancárias no centro de Niterói para parabenizar a categoria pelo Dia do Bancário que se comemora em 28 de agosto. A oportunidade serviu também para a distribuição de uma carta aberto aos funcionários e à população protestando contra os cortes nos empregos realizados pelo sistema financeiro. Apenas nos primeiros sete meses de 2014, 3.600 bancários perderam seus empregos em todo país. No Estado do Rio foram 463 demitidos. Uma peça teatral bem-humorada retratou a dura realidade vivida pelos bancários que são acharcados com as metas abusivas e falta de funcionários nos bancos.

A atividade serviu ainda para lembrar a categoria da Campanha Salarial 2014 que já está acontecendo. Os bancários reivindicam 12,5% de aumento salarial, além de modificações em cláusulas relacionadas à saúde, condições de trabalho e redução na jornada de trabalho sem redução do salário. PLR e aumento do salário base também estão na pauta de reivindicações tanto quanto o fim das demissões.

O Sindicato dos Bancários de Niterói e região levou ainda uma boa notícia para os bancários. A exemplo dos últimos dez anos, a entidade promove hoje a DEVOLUÇÃO do IMPOSTO SINDICAL para os bancários sindicalizados e que apresentaram os contracheques. Esse ato é uma forma de homenagear o bancário por esse dia 28 de agosto, Dia do Bancário!

Leia abaixo o conteúdo da Carta Aberta que foi entregue nos bancos:

O Sindicato dos Bancários de Niterói e região vem a público denunciar e repudiar o abuso dos bancos na recusa do recebimento de contas e defender os empregos dos bancários. A medida arbitrária tem prejudicado clientes/usuários e, principalmente, a categoria bancária.
Os bancos fazem uma triagem para recebimento de contas se recusando a recebê-las. A restrição ao caixa interno (boca do caixa) é uma medida abusiva e deve ser denunciada aos órgãos de defesa do consumidor por descumprir as resoluções do Banco Central. Procon Niterói:(21) 2719-5177 / Banco Central: 0800 979 2345.

Os bancos têm liberdade para criar convênios referentes a pagamentos de serviços básicos, como água, luz, gás e telefone. Uma vez estabelecido o convênio, não pode haver discriminação entre os clientes e não clientes, além de não estabelecer local e horário de atendimento diferentes daqueles previstos para as demais atividades executadas pela instituição – (Resolução nº 1.865/1991 do BC).

As agências são ainda audaciosas. Fazem a triagem na porta do banco impedindo o cliente/usuário até mesmo de chegar aos caixas. A imposição é para que a pessoa efetue o pagamento no caixa eletrônico, em um correspondente bancário, em uma casa lotérica ou nas agências dos Correios.

Essa segregação de clientes provoca ainda as inúmeras demissões de bancários. Somente este ano 3.600 postos de trabalho fechados em todo país. No Estado do Rio de Janeiro, 463 bancários perderam o emprego. Apesar dos lucros gigantescos, os bancos brasileiros, principalmente os privados, seguem eliminando postos de trabalho em 2014. Os bancos que estão fechando postos de trabalho prejudicam os bancários, pioram o atendimento dos clientes e da população e não contribuem para o crescimento econômico e social do país com emprego e distribuição de renda.

O Sindicato dos Bancários de Niterói e região traz uma boa notícia para os bancários. A exemplo dos últimos dez anos, a entidade promove hoje a DEVOLUÇÃO do IMPOSTO SINDICAL para os bancários sindicalizados e que apresentaram os contracheques. Esse ato é uma forma de homenagear o bancário por esse dia 28 de agosto, Dia do Bancário!