O Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões promoveu mais uma ação de conscientização, nesta sexta-feira (26). Desta vez, a diretoria da entidade, coordenada pelo presidente Jorge Antonio Porquinho, percorreu as agências bancárias do Santander, Caixa, Itaú e Bradesco, no bairro de Icaraí, em Niterói.
Acompanhados de uma banda de música, o grupo chamava a atenção de bancários, usuários e clientes para os problemas enfrentados pela categoria, que registra alto índice de adoecimento mental devido à cobrança de metas abusivas e ao assédio moral praticados no ambiente de trabalho.
A ação realizada pelo sindicato visa alertar os trabalhadores e a população. De forma bem-humorada, a entidade sindical ilustra ainda as manifestações com um anão representando o salário dos bancários e um homem com perna de pau que representa o elevado lucro dos bancos.
Durante a ação, o presidente do sindicato, Jorge Antonio Porkinho, ressaltou que muitas agências estão sendo fechadas e os clientes direcionados para o autoatendimento e para os bancos digitais. Lembrando que o banco é uma concessão pública, ele observou que clientes e usuários devem ser atendidos dentro das unidades físicas.
“É um direito de cada cidadão ser atendido na agência bancária, agência física”, afirmou Porkinho.
Sobre a ação do sindicato, Porkinho defendeu direitos e dignidade para todos os trabalhadores.
“Na campanha salarial dos bancários pedimos para você cliente e usuário um atendimento com mais dignidade, abertura do banco das 9h às 17h, com dois turnos de trabalho, sem redução de salário. Para você vigilante, trabalhador e amigo, pedimos plano de saúde, tíquete digno e Participação nos Lucros e Resultados. Os funcionários representam o lucro do banco, os vigilantes defendem o patrimônio dos bancos. Então, pedimos dignidade para os trabalhadores. Queremos ampliar nossos direitos para os vigilantes e para o pessoal da limpeza porque são trabalhadores também”, ressaltou.