Realizado nos dias 14, 15 e 16 de novembro, o G-20 Social foi considerado um encontro histórico, pois pela primeira vez, os movimentos populares foram ouvidos em caráter oficial.
Os sindicatos de base da Federa-RJ estiveram presentes, participando do evento realizado no Rio. O Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões marcou presença com o presidente Jorge Antonio de Oliveira e a diretora de Patrimônio Claudia Marques.
No final do encontro, o movimento sindical entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um documento com as contribuições e demandas da classe trabalhadora e setores da sociedade civil, que será encaminhado aos líderes de Estado na Cúpula do G-20.
No documento, o movimento sindical ressalta o compromisso de luta contra a fome e propõe iniciativas para implementação de políticas públicas de desenvolvimento econômico socialmente justo e ambientalmente sustentável.
O texto pede ainda acesso universal à saúde e educação de qualidade, a preservação de direitos trabalhistas e previdenciários, o fortalecimento da liberdade de organização sindical e a valorização do trabalho e dos salários.
O documento do G-20 Social apresenta reivindicações para a implementação de uma tributação progressiva e justa e a aplicação das novas tecnologias em favor do ser humano, permitindo a redução da jornada de trabalho sem diminuição de salários e não para a extinção de empregos e mais acúmulo de riqueza e aumento da desigualdade.