Os bancários de Niterói e Região agora fazem parte da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), criada durante congresso em São Paulo com 300 trabalhadores de todo o país.
Os bancários de Niterói e Região agora fazem parte da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), criada durante congresso em São Paulo com 300 trabalhadores de todo o país. O Sindicato esteve presente com Jorge Antônio, Héber Mathias e Rubens Branquinho.
A Contraf já nasce forte, pois representa mais de um milhão de trabalhadores em bancos comerciais, de investimentos, financeiras, cadernetas de poupança, caixas econômicas, bancos múltiplos, cooperativas de crédito e empresas coligadas pertencentes ou contratadas por grupo econômico.
No congresso, os sindicalistas elegeram como presidente Vagner Freitas, funcionário do Bradesco em São Paulo. Segundo ele, a nova entidade, ligada à CUT, vai ter – nesta campanha salarial – um enfrentamento difícil e fortíssimo com os patrões do ramo financeiro.
Também foi aprovado plano de ação para os próximos três anos. A defesa do emprego será prioridade, assim como o combate à terceirização e à precarização do emprego, a segurança bancária, a ampliação do crédito e o controle da sociedade sobre o sistema financeiro nacional, além da igualdade de oportunidades.