Sindicato participa de Intercâmbio Brasil-Itália sobre o sistema financeiro

O Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões participou, nesta segunda-feira (4), do Seminário de Intercâmbio Brasil-Itália que promoveu a troca de experiências sobre o sistema financeiro com representantes do sindicalismo italiano.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões, Jorge Antonio de Oliveira falou sobre o encontro e sua relevância no cenário atual.

“Muito importante para a classe trabalhadora e no mundo globalizado de hoje com a inteligência artificial e a realidade do capitalismo no mundo, diluindo e adoecendo o ser humano cada vez mais. Neste contexto, o intercâmbio vem ilustrar a ganância e reafirmar a exploração da classe trabalhadora que é universal”, destacou Jorge.

O encontro foi realizado pela Federa-RJ e pelo Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e contou com a participação de dirigentes da Federação Italiana de trabalhadores do setor financeiro, Fisac CGIL, liderados pelo presidente Yuri Domenici.

A presidenta da Federa-RJ, Adriana Nalesso, ressaltou que os problemas são parecidos nos dois países.

“Fechamento de agências, cobrança de metas abusivas, imposição de venda de produtos que muitas vezes não interessam ao cliente e a diminuição de funcionários e funcionárias são problemas comuns, enfrentados aqui e também na Itália, pois isso a união da categoria e a reflexão sobre estratégias comuns, compreendendo esse fenômeno internacional, são extremamente importantes”, afirmou Adriana.

Além de Yuri Domenici, estiveram presentes pela Fisac CGIL, Elena Cherubini, vice-presidenta e Secretária da Mulher Trabalhadora; Ilaria Bertini, secretária de Corretores; Nicola Barbini, secretária de Comunicação; e Fabrizio Petraglia, presidente FISAC CGIL na Toscana.