O Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões participou, nesta quinta-feira (11), de uma ação realizada em conjunto pela Federa-RJ e sindicatos filiados. O ato segue o calendário de luta da Federa contra o fechamento de agências e o não atendimento presencial aos clientes e usuários nos caixas. Os mais afetados com a medida são os idosos e os mais pobres, que nem sempre dominam o universo digital.
O presidente do Sindicato, Jorge Antonio Oliveira “Porkinho”, esteve na agência do Bradesco, na Regional, no Centro de Niterói, conscientizando clientes e funcionários sobre a importância da campanha, que defende seus direitos. Também participaram a secretária-geral Marize Motta e os diretores Verônica Vaz, Luiz Fernando e Maurício. Na Região dos Lagos, a ação contou com a presença dos diretores Miriam Cruz e a Alcir.
A campanha reforça que os bancos não podem negar atendimento presencial à população. Se fizer isso, a instituição financeira estará descumprindo a Resolução nº 4.746/2019, do Banco Central do Brasil.
É o caso do Bradesco, que demite funcionários em massa, extingue agências físicas e ainda reduz drasticamente o número de caixas eletrônicos das unidades, pressionando os empregados a não deixarem o usuário ir ao caixa físico para ser atendido.
“Estamos juntos com você! A Federa-RJ e os sindicatos filiados estão nesta campanha, em defesa do direito do consumidor e da população de serem atendidos presencialmente e na preservação do emprego da categoria, inclusive, exigindo a contratação de mais bancários para melhor atender você e garantir condições dignas de trabalho para os funcionários. Exigir o fim do fechamento de agências e das demissões e cobrar mais bancários é bom para o cliente e também para o trabalhador que presta serviços nos bancos. Vem com a gente nessa luta. Você só tem a ganhar”, informa o texto da campanha.
*Em atualização