Nesta terça-feira (12), integrantes do Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões, tendo à frente o presidente Jorge Antonio de Oliveira, visitaram as agências do Bradesco, na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, na Rua Gavião Peixoto e na Rua Paulo Gustavo, em Icaraí.
A ação fez parte do Dia Nacional de Luta contra as Demissões e o Fechamento de Agências do Bradesco. A equipe do sindicato conversou com funcionários, clientes e usuários do banco para conscientiza-los sobre a realidade vivida no Bradesco.
Um informativo foi distribuído apresentando dados preocupantes sobre fechamento de agências e postos de trabalho.
Nos primeiros seis meses deste ano, foram mais de 2.400 demissões em todo o país. Os dados foram fornecidos à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) pelas federações.
O banco afirma que está contratando, mas o volume de admissões é inferior ao de desligamentos.
O presidente do sindicato, Jorge Antonio, falou sobre a situação:
“O que está acontecendo hoje é fragmentação de contratação, tirando os bancários e direcionando para casa lotérica, para plataformas digitais, fraudando a contratação da nossa categoria, tirando os benefícios que nós temos. Se nós não denunciarmos isso para a população, muitos vão achar que nós estamos compactuando com isso. Não! É covardia e ganância dos banqueiros e todos os funcionários que estão aqui são vítimas desse sistema”, afirmou Jorge.

Entre as pautas do Dia Nacional de Luta, estão questões como bônus pros trabalhadores, CCT que vai vencer ano que vem, trabalho aos finais de semana, terceirizados, seis afastamentos só ontem de saúde mental, pejotização e PLR enfraquecida.
Nos últimos cinco anos, o banco fechou mais de 25 mil postos de trabalho e 1.800 agências. Além de demitir os trabalhadores, o banco precariza o atendimento à população.
Entretanto, segundo o informativo, o Bradesco diz que realiza estudos periódicos sobre sua rede física e que tem trabalhado para reduzir o custo de servir. Porém, o banco não apresenta prazos para encerrar os fechamentos.
