Sindicato faz varredura para exigir cumprimento do plano de segurança em bancos durante a greve dos vigilantes

Diretores percorreram várias cidades com intuito de fizcalizar agências abertas sem segurança e trabalhando com numerário.

Diretores do Sindicato dos Bancários de Niterói percorreram diversas agências na cidade para fiscalizar o funcionamento irregular durante a greve dos vigilantes. Dentre as visitas, alguns destaques para denúncias feitas ao sindicato onde unidades insistiam em trabalhar com numerários mesmo sem segurança. As visitas visaram a segurança do bancário e a exigência pelo cumprimento do plano de segurança. Durante vários dias diretores do Seeb-Niterói orientaram bancários e gerentes responsáveis por agências.

Lei federal regula que cada agência bancária deve seguir plano de segurança específico elaborado pela Polícia Federal. A grande maioria só pode funcionar com no mínimo dois vigilantes.

Durante a greve, a categoria dos vigilantes deve cumprir uma liminar concedida pela Desembargadora Mery Bucker Caminha do TRT 1ª Região que exige que os sindicatos disponibilizem 40% do efetivo para atuar nas unidades bancárias. O intuito foi garantir serviços essenciais como compensação.

A intransigência de alguns bancos levou a ocorrências que listam inúmeras irregularidades, desde abertura total da agência sem o contingente de segurança, até mesmo ao trabalho com numerário em algumas situações. Os principais descumpridores das normas de segurança permeiam os bancos privados com Itaú e Bradesco.

O Sindicato dos Bancários apóia as reivindicações da categoria e está atenta às irregularidades. Na semana passada, o presidente da entidade, Fabiano Júnior, manteve contato com a diretoria geral dos bancos cobrando soluções e exigindo o cumprimento do plano de segurança. O Seeb-Niterói também encaminhou à Polícia Federal um ofício solicitando mais fiscalização e punição rigorosa às instituições que descumprirem as normas.

A diretoria do Sindicato orienta os bancários que denunciem a abertura irregular das agências. A entidade considera que os bancários e os clientes não devam ser expostos aos riscos pela falta de escrúpulos e vontade de arrecadas dos banqueiros.

Da redação do Seeb-Niterói


> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.