Sindicato faz ato contra demissões no Itaú

O Sindicato fez manifestações contra as demissões no Itaú em seis agências, na sexta-feira, 2 de dezembro: três em Niterói e três em Cabo Frio.

O Sindicato fez manifestações contra as demissões no Itaú em seis agências, na sexta-feira, 2 de dezembro: três em Niterói e três em Cabo Frio. Houve distribuição de carta-aberta à população, esclarecimentos, faixas e cartazes.

“Em Niterói, as demissões incluíram um bancário com 29,5 anos de banco, faltando apenas seis meses para a estabilidade pré-aposentadoria”, informou a diretora do Sindicato Simone Torres.

Em todo o Brasil, o Itaú demitiu 2.496 bancários entre janeiro e setembro deste ano, ocupando o primeiro lugar no rankig de desemprego do sistema financeiro do Brasil, enquanto no mesmo período bateu novo recorde de lucro entre os bancos brasileiros: R$ 10,949 bilhões, uma alta de 15,97%, se comparado ao mesmo período do ano anterior.


> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.

Bancários do Brasil inteiro também fizeram na sexta-feira protestos contra as demissões no Itaú. Os sindicalistas chamaram a atenção da sociedade para o descaso do banco com a questão do emprego e cobraram do banco emprego decente, com melhores condições de saúde, segurança e trabalho.

Dados do Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese) revelam que em dezembro de 2010 o banco contava com 102.316 trabalhadores no Brasil. O número foi reduzido em setembro para 99.820. E os sindicatos não param de receber denúncias de novas dispensas, às vésperas do Natal.

A política da rotatividade, que reduz custos para aumentar ainda mais os lucros, é nociva para o desenvolvimento econômico e social do país, pois somente ganham os banqueiros e perdem os trabalhadores e a sociedade.