Diretoria (foto) repete decisão pelo 4º ano, mesmo com o Congresso afastando a extinção do Imposto. Entre 1º e 31 de julho, sindicalistas percorrerão as agências de março dos interessados.
Pelo quarto ano consecutivo, o Sindicato vai devolver a sua parte no Imposto Sindical aos bancários sindicalizados que assim desajarem. E nem é preciso ir ao Sindicato!
Entre 1º e 31 de julho, sindicalistas percorrerão as agências dos 16 municípios de Niterói e Região, recolhendo cópia do contracheque de março dos interessados. Os não-sindicalizados podem aproveitar esse período para se filiarem ao Sindicato, fazendo jus à devolução, que pode equivaler a até duas mensalidades.
A devolução será feita até o dia 29 de agosto e corresponde a tudo que o Sindicato recebeu do desconto feito em março: 60%. Os 40% restantes não podem ser devolvidos porque não ficam com o Sindicato – vão para o governo (20%), para a Federação dos Bancários RJ-ES (15%) e para a Confederação Nacional dos Bancários – Contraf (5%).
Desde 2005, a devolução era feita para adaptar o Sindicato ao fim do Imposto Sindical. Agora o Congresso votou contra sua extinção, mas a diretoria manteve a oposição ao mesmo, preferindo sobreviver das mensalidades dos sindicalizados, que devem incentivar as filiações para que se realize a promessa de redução das mesmas, atualmente, de 1% do salário, com o piso de 10% do salário mínimo.