O Sindicato dos Bancários de Niterói e Região é uma entidade independente. Não está atrelada a qualquer partido ou corrente partidária. Entretanto, sua Diretoria tem o dever da análise e da orientação política. Por isso, pedimos seu voto pela reeleição de Lula, respeitando os que optaram por Heloísa Helena ou Cristovam Buarque. Por outro lado, repudiamos a candidatura do elitista Alckmin, travestido do popular Geraldo.
Lula não fez o governo dos nossos sonhos, mas não queremos a volta dos nossos pesadelos, dos oito anos da Era FHC: salários praticamente congelados, inflação de mais de 150%, aumentos extorsivos das tarifas públicas, aumentos sistemáticos dos combustíveis, crescente inflação, valorização do dólar, balança comercial deficitária, PIB negativo, crescimento do emprego informal, aumento da miséria, pauperização da classe média, maracutaias nas privatizações, CPI’s abortadas, um “engavetador da República” (Geraldo Brindeiro) e Polícia Federal amordaçada, entre outras heranças malditas.
Já o governo Lula, em três anos, teve reajuste de salários acima da inflação, inflação em torno dos 30%, tarifas públicas praticamente congeladas, combustíveis praticamente congelados, inflação decrescente, desvalorização do dólar, balança comercial superavitária, crescimento tímido do PIB, crescimento do emprego formal, redução da miséria, ascensão de pobres à classe média, engavetamento das privatizações, CPI’s funcionando, Ministério Público independente e Polícia Federal atuante, entre outros aspectos positivos.
Seria FH um intelectual azarado e Lula um semi-analfabeto sortudo? Não acreditamos que tanta diferença seja fruto da fatalidade.
Quanto ao escândalo do mensalão: 19 acusados, seis petistas.
Quanto ao escândalo dos sanguessugas: 84 acusados, dois petistas.
E os outros partidos ainda batem no peito para condenar o PT?
Quanto ao escândalo do dossiê, só se pergunta “de onde veio o dinheiro?” e não se divulga o conteúdo do documento, que mostra 70% das ambulâncias superfaturadas compradas no governo FH-Serra, época em que a corrupção, segundo os delatores premiados, “era mais fácil”.
Foi uma decepção ver petistas abandonarem a bandeira da ética, mas nem por isso vamos deixar voltar ao Planalto aqueles que nunca levantaram essa bandeira, os que nunca lutaram conosco, os que se locupletaram com a ditadura militar, torturaram, assassinaram, e , agora, estão indignados com o que acontece no País.
Vamos deixar voltar ao Planalto aqueles que, acostumados ao ar condicionado, passam mal com o calor da Paraíba, com o cheiro do povo, com a buchada de bode.
Pedimos aos eleitores de HH e Cristovam que pensem no voto útil, pois o voto da desesperança e do protesto pode levar ao retrocesso, como está acontecendo em Alagoas, onde a falta de Heloísa Helena na disputa pelo Senado poderá levar Collor de volta a Brasília.
Pensem que a esquerda mais radical poderá trazer de volta o que há de mais reacionário no Brasil, com um 2º turno e mais um mês e meio de noticiário tendencioso na grande imprensa, capacho dos poderosos.
E, depois de esperar 503 anos para termos um governante oriundo do povo, vamos devolver a faixa presidencial às elites no mandato seguinte?
Não lave suas mãos: decida se você quer o avanço ou o retrocesso.
Nós, do Sindicato, já decidimos pelo avanço, ainda que tímido, rumo aos nossos sonhos: Lula de novo, com a força do povo!