Sindicato alerta para sindicalização de bancários que estiveram de licença nos últimos anos

Os bancários que entraram em licença por quaisquer motivos nos últimos anos devem procurar o sindicato para regularizar a sindicalização. No momento da concessão da licença o banco exclui do cadastro de sindicalizados o funcionário não descontando o valor da mensalidade sindical. Ao retornar, o bancário também não é informado pelo banco que não está mais sindicalizado, prejudicando o trabalhador no seu direito à defesa de seus interesses e direitos pela entidade sindical.

Portanto, é importante que você analise sua situação e caso não esteja sindicalizado, promova uma nova sindicalização junto ao Sindicato. Essa nova inscrição pode ser feita através do site do Sindicato (www.bancariosnit.org.br), na sede do Sindicato (Rua Maestro Felício Toledo, 495, sobreloja, em Niterói) ou com algum diretor na própria agência.

O Sindicato constatou que diversos bancários estão nesta situação, em especial alguns funcionários do Itaú, no entanto, o fato foi constatado em todos os bancos, devendo todos ficarem alertas. Bancário não sindicalizado pode ficar de fora de alguns benefícios que o sindicato oferece, além de não poder fazer parte de determinadas ações judiciais entre outros importantes mecanismos de defesa dos direitos do trabalhador.

O alerta serve também para aqueles bancários que foram transferidos de agência. Muitas das vezes, mesmo a transferêcia sendo realizada dentro da base territorial do Sindicato, a sindicalização acaba sendo suspensa. è bom ficar atento.

Imprensa Seeb-Nit