Sindicato promove reunião de bancários com representantes do INSS para cobrar melhoria nas perícias médicas e informar sobre prevenção na saúde
A gerência do INSS se colocou à disposição dos bancários de Niterói e Região para dúvidas, esclarecimentos e denúncias sobre problemas nas perícias médicas e vistorias nas agências. Foi o que garantiu o médico Mário Ribeiro, durante a reunião promovida pelo Sindicato no auditório da OAB Niterói, dia 6 de agosto.
Além dos sindicalistas Jorge Antônio, Edilson Cerqueira e Antônio Roberto, participaram da mesa os médicos José Manoel Oliveira e Ricardo Duarte, convidados pelo Sindicato. Os bancários presentes criticaram a demora do INSS no reconhecimento de doenças trabalhistas e na vistoria do local de trabalho, que comprova a causa do problema de saúde dos bancários atingidos por Lesões por Esforços Repetitivos (LER-Dort). Em vez de diagnosticar acidente de trabalho, os peritos do INSS têm registrado apenas auxílio-doença, o que não garante a estabilidade provisória aos bancários com as doenças.
Foi denunciado que alguns médicos do INSS até dão alta programada aos pacientes, geralmente para três meses, com se tivessem o dom de prever quando o bancário ficará saudável. Mário Ribeiro confirmou que isso é ilegal e negou que saiba de casos assim no INSS.
Gerência fica no Centro de Niterói
A gerência do INSS onde trabalha o médico Mário Ribeiro fica na Rua Doutor Borman, nº 6, 10º andar, no Centro de Niterói. Fácil acesso e disposição de ajudar.
O dirigente sindical Edilson Cerqueira, no entanto, alerta que o bancário deve manter o Sindicato informado de tudo. “É fundamental que possamos acompanhar cada passo para restabelecer a saúde do bancário e garantir seus direitos no momento difícil de enfrentar uma doença”, disse.
Na reunião, quando se abriu para perguntas, quase todos os questionamentos foram para representante do INSS. Os bancários reclamaram também dos exames periódicos e demissionais, dizendo que são muito superficiais.