Organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o Curso de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador teve seu segundo módulo realizado na tarde da última quarta-feira (19), de forma virtual.
O evento teve como eixo central a aula da advogada Leonor Poço, assessora jurídica do Sindicato dos Bancários de São Paulo, que se concentrou nos aspectos jurídicos relacionados à saúde e condições de trabalho na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária, nos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT), nas Normas Regulamentadoras (NRs) e nas Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O secretário de Saúde da Contraf-CUT, Mauro Salles, avaliou que o conteúdo apresentado forneceu suporte técnico e político para a ação sindical nos ambientes de trabalho.
“Isso torna-se ainda mais relevante neste momento em que vemos o aumento do número de adoecimentos relacionados ao trabalho, principalmente adoecimento psíquico”, afirmou Salles.
Para Rafael Zanon, secretário de Formação da Contraf-CUT, “a grande participação de dirigentes mostra a importância do curso, que tem sido fundamental para sistematizar o conhecimento e aprimorar as ferramentas para as entidades sindicais atuarem no setor e aprofundar a luta em defesa da saúde do trabalhador”.
O curso visa o aprimoramento da formação de dirigentes sindicais da categoria nos temas de saúde ocupacional e seus desdobramentos.
Módulo 1
O curso teve início em 28 de junho, em modo presencial, no auditório da Contraf-CUT, em São Paulo. A médica e pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, Maria Maeno, conduziu as reflexões sobre vigilância em saúde do trabalhador.
No dia seguinte, a segunda aula promoveu reflexão sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores no ambiente bancário e a importância da saúde física e mental nesse contexto. O encontro ficou a cargo do psicólogo André Guerra, doutor e mestre em Psicologia Social e Institucional.
As próximas etapas acontecem dia 23 de agosto, com o módulo “Organizando a ação” (online), e nos dias 19 e 20 de outubro, para as duas últimas aulas (presenciais), com os temas “Vigilância em Ação” e “Acolhimento dos Trabalhadores”.
*Fonte: Contraf-CUT