Sindicatos entregaram a minuta específica dia 1º de setembro e reivindicaram agilidade nas negociações. Banco diz que responde até dia 4.
Ao entregar o aditivo nesta terça 1º, os sindicalistas bancários solicitaram à direção do Santander a abertura imediata das negociações, uma vez que todas as instituições financeiras com pauta específica (Itaú-Unibanco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) já iniciaram as discussões. A exigência de agilidade existe porque, nos últimos dois anos, a negociação específica com o Santander terminou apenas em março. O banco ficou de dar a resposta até sexta-feira, dia 4.
A minuta das reivindicações específicas deste ano inclui a proposta de renovação do acordo coletivo do Programa de Participação nos Resultados (PPR) do Santander Brasil de 2009. A reivindicação é o pagamento de R$ 3 mil para cada trabalhador do banco.
Pijama para quem perdeu o prazo
O banco comunicou que aceitou a reivindicação das entidades sindicais e reabriu as adesões à licença-remuneração pré-aposentadoria (pijama) para quem perdeu o prazo estabelecido nos aditivos do Santander e do Real. Essa conquista tem validade até o dia 30 de março de 2010, mas vários funcionários não se habilitaram em tempo hábil. O pijama também consta na minuta específica para fins de inclusão no novo aditivo, visando a sua manutenção até agosto do ano que vem.
Dois salários para quem completa 25 anos de banco
O Santander também anunciou que vai estender para os funcionários do Santandera ão para os bancários do Santandera prática do Real de conceder o pagamento de dois salários ao trabalhador que completa 25 anos de banco, a partir de janeiro de 2009.. O Sindicato aplaude a iniciativa, mas reivindica a inclusão de todos os funcionários do grupo, como os da Aymoré, da Isban e da Altec e alerta que de nada adianta esse anuncio se o Santander continua sendo o banco que mais demite, em especial bancários que estão próximos à pré-aposentadoria.
Pagamento do 13º salário
Além disso, os representantes do banco confirmaram a intenção de pagar o 13º salário de 2010 em duas parcelas: a primeira em fevereiro e a segunda em dezembro do ano que vem. Com relação ao pagamento deste ano, o Santander pretende manter a segunda parcela em novembro para bancários do Real e em dezembro para o Santander. O Sindicato rejeitou essa proposta e reivindica o pagamento para todos em novembro, sem tratamento diferenciado. O banco já aceita que ano que vem o procedimento seja unificado para os meses de fevereiro e dezembro, para todos.
Acompanhe as notícias da campanha no Twitter.
Foto: Jaílton Garcia/Seeb SP