Santander-Real só enrola

Banco não discutiu nenhuma reivindicação na primeira reunião para tratar de questões específicas, dia 18. Assembleia às 19h desta quarta-feira, dia 23, deve decidir greve.

O grupo espanhol Santander não discutiu nenhuma reivindicação sexta-feira, dia 18, na primeira reunião para tratar de questões específicas dos funcionários do Santander e do Real. Os funcionários dos dois bancos vão participar da assembleia do Sindicato às 19h desta quarta-feira, dia 23, para decidir greve por tempo indeterminado. O local da assembléia será definido em breve.

> Acompanhe as notícias da campanha no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos da campanha no Picasa.

O banco nem aceitou que fosse feita uma ata do encontro e disse apenas que só voltará a tratar do assunto após acordo dos bancários com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Só uma forte greve vai mudar esse comportamento.

13º em novembro para todos

Pelo menos o Santander-Real atendeu à reivindicação das entidades sindicais e informou que fará o pagamento da segunda parcela do 13º salário deste ano na folha de novembro para todos os trabalhadores. Inicialmente, os funcionários do Santander somente receberiam em dezembro, mas o banco concordou com a proposta dos bancários, unificando desde já a forma de pagamento. Inicialmente o banco informou que o adiantamento seria creditado em fevereiro e a segunda parte em dezembro. Mas os sindicalistas propuseram e conseguiram que fosse em março e em 20 de novembro (a partir deste ano).

Dois salários aos 25 anos de banco

E o banco informou que Vai estender aos bancários do Santander o pagamento de dois salários para os funcionários que completarem 25 anos de banco, como acontece no Real. Os representantes patronais ficaram de analisar a proposta dos sindicalistas de que o valor fosse pago, também, aos funcionários que já possuem mais de 25 anos e não são originários do Real.

Pijama para quem perdeu o prazo

O movimento sindical conseguiu que fossem abertas as adesões à licença remuneração pré-aposentadoria (pijama) para quem perdeu o prazo estabelecido nos aditivos do Santander e do Real até o próximo dia 31 de outubro. Essa conquista tem validade até o dia 30 de março de 2010 para quem preencher até lá os requisitos mínimos para se aposentar.

Foto: Paulo Pepe/Seeb SP