Santander: mais lucro e menos postos de trabalho

Apesar de registrar lucro líquido gerencial de R$ 10 bilhões nos últimos nove meses de 2024, com alta de 40,5% em relação ao mesmo período do ano passado, o Santander continua a fechar postos de trabalho.

O lucro trimestral do banco chegou a R$ 3,7 bilhões, superando em 10% o trimestre anterior. Alta também foi registrada no retorno sobre o patrimônio (ROE), que subiu para 17%, com aumento de 3,9 pontos percentuais em doze meses.

Mesmo com todo esse crescimento, o banco fechou 706 postos de trabalho nos últimos 12 meses, Deste total, 568 foram fechados no terceiro trimestre de 2024.

Segundo dados do Banco Central, o Santander contava com 2.459 agências físicas em setembro de 2024, uma queda significativa de 78 unidades em relação ao ano anterior.

“Esse cenário preocupa, pois a redução na estrutura física não só afeta o atendimento ao cliente como também intensifica a sobrecarga sobre os funcionários, os quais enfrentam a pressão de atender um número crescente de clientes com menos recursos e apoio presencial”, observou Wanessa Queiroz, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander.

 

*Fonte: Contraf-CUT