Um homem morreu e outras três pessoas ficaram feridas após uma tentativa de assalto conhecida como “saidinha de banco” na Alameda São Boaventura, altura do número 890, sentido da Caixa D’Água, na manhã da última terça-feira. A ação dos criminosos foi frustrada por um agente do Departamento de Sistema Penitenciário (Desipe) que reagiu ao assalto, evitando que uma das vítimas tivesse o dinheiro roubado, baleando e matando um dos ladrões. Outro bandido que participou da tentativa de assalto fugiu. Uma pistola calibre 380 foi apreendida com o homem que morreu no local.
Segundo informações da Polícia Militar, uma senhora de 56 anos, identificada como Nilda Vicente Cordeiro, estava acompanhada de Onildo José Pereira Filho, 56 anos, agente do Desipe quando sofreram a tentativa de assalto. Os dois haviam saído de uma agência bancária e seguiam para outro banco, na mesma via. Segundo Evandro Luiz Ferreira, marido de Nilda Vicente Cordeiro, a senhora de 58 anos tinha acabado de sacar um dinheiro, aproximadamente de R$ 6 mil para depositar em outra conta bancária de agência diferente, quando por volta das 10h, foram abordados por dois homens armados em uma moto.
Durante a tentativa de assalto, o agente do Desipe reagiu, houve troca de tiros e Onildo acabou acertando um dos bandidos, identificado como Sérgio Tadeu Guimarães, 52 anos, que já tinha passagem pela policia por roubos e estava sob condicional desde 13 de setembro último e seria morador do Morro do Santo Cristo, no Centro do Rio, de acordo com informações do delegado Paulo César Guimarães, titular da 78ª DP (Fonseca), responsável pelas investigações. O bandido não resistiu e acabou morrendo no local. Uma outra senhora, identificada como Marlene Ferreira Pereira, 67 anos, que passava pelo local foi atingida.
As vítimas da tentativa de assalto e uma outra senhora que estava próximo ao acesso da agência, foram baleadas e imediatamente socorridas por policiais do 12º BPM, sendo levadas para o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca. A Secretaria de Saúde do Estado informou que os feridos não correm risco de morte e que Nilda Vicente Cordeiro sofreu fratura na perna esquerda, e permaneceu internada na unidade. Marlene Ferreira Pereira foi avaliada pela cirurgia geral e torácica e recebeu alta. Onildo José Pereira Filho sofreu fratura no fêmur e perna direita e foi liberado. Ele procurou a delegacia do Fonseca para prestar depoimento.
Ainda abalado emocionalmente, o agente penitenciário Onildo José não se furtou de conversar com a imprensa. Segundo ele, ontem foi seu dia de sorte, assim como das duas mulheres. “Percebi que algo de ruim ia acontecer assim que um dos homens ameaçou arrancar a bolsa da mulher. Reagi e a partir daí houve troca de tiros. Foi tudo tão rápido que não tenho condições de fazer o retrato falado do bandido que conseguiu escapar”, disse.
Agentes da 78ª DP (Fonseca) irão solicitar imagens das câmeras de segurança do entorno das agências para saber se as vítimas estariam sendo monitoradas pelos criminosos.
Relatos – Segundo testemunhas que estavam na hora do crime, aproximadamente oito tiros foram escutados durante a confusão. Funcionários de uma obra próxima do local disseram que os assaltantes estavam encostados em um carro como se estivessem esperando as vítimas saírem da agência. Logo em seguida, os mesmos tentaram levar a bolsa da senhora, mas não conseguiram.
Moradores da região informaram que na região os assaltos acontecem principalmente na parte da noite, mas que raramente as tentativas de roubos são feitas com armas de fogo. Entretanto, de acordo com o último boletim de incidências criminais do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgado em agosto, a cidade de Niterói não apresentou nenhuma ocorrência de roubo a banco. n
O FLUMINENSE