O Banco do Brasil anunciou que a reorganização da rede de atendimento, incluindo o fechamento de 361 unidades – 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento.
As mudanças nas agências acontecem a partir de 22 de fevereiro e os clientes dessas unidades serão informados por meio de SMS, aplicativo para celular, internet banking, terminais de autoatendimento, além de correspondências, e-mail marketing e cartazes nas agências.
Mas, como ficam os bancários? Em seu comunicado, o BB ainda não informou como serão remanejados os funcionários e também como irá tratar os casos em que demande mudança de domicílio.
Para os clientes, a mudança de agência é automática. Os clientes não precisam fazer qualquer procedimento adicional e podem manter seus cartões e senhas para transações na nova agência, mesmo que haja alteração no número da conta.
Pensando apenas em lucro, o objetivo do fechamento das unidades, segundo o banco, é ter uma economia líquida anual estimada com despesas administrativas de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025.
O Banco do Brasil informa que manterá sua presença nos locais em que houve fechamento, seja com outras unidades próprias já existentes, em 221 municípios, ou com correspondentes bancários Mais BB nos demais.
O banco construiu um hotsite para esclarecer as medidas aos clientes. Em caso de dúvidas, poderão ser atendidos tanto via WhatsApp – (61) 4001-0001, assim como poderão entrar em contato com Central de Atendimento 0800 729 5291, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h.
Além do fechamento das 361 unidades, o BB anunciou:
– Conversão de 243 agências em postos de atendimento e outros 8 postos de atendimento serão transformados em agências.
– Transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem a oferta de guichês de caixa, com maior vocação para assessoria e relacionamento.
– Relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios.
– Criação de 28 unidades de negócios, sendo 14 Agências Especializadas Agro e 14 Escritórios Leve Digital (unidades especializadas no atendimento a clientes com maturidade digital), com aproveitamento de espaços existentes, não envolvendo contratação ou locação de novos imóveis.
– Segundo o Banco do Brasil, a reorganização da rede de atendimento tem o objetivo de adequar ao novo perfil e comportamento dos clientes e abrange outros movimentos de revisão e redimensionamento nas diretorias, áreas de apoio e rede, privilegiando a especialização do atendimento e a ampliação da oferta de soluções digitais.