Rio será o Estado com maior número de novos empregos em 2012

Segundo a pesquisa, 40% dos empregadores do País estimam que o mercado de trabalho no primeiro trimestre de 2012 terá mais contratações, contra 7% que estimam diminuição e 51% que não estimam mudanças. Com isso, a expectativa líquida de emprego ficou em +33%

O Estado do Rio de Janeiro tem a melhor perspectiva de contratações de trabalhadores no primeiro trimestre deste ano. Segundo pesquisa da consultoria Manpower, a expectativa líquida de empregos – resultado entre a porcentagem dos participantes que preveem aumento nas contratações e porcentagem entre os que estimam diminuição nas contratações de funcionários para o trimestre – no Estado do Rio é de + 44%.

Além do Rio, a pesquisa foi realizada na cidade de São Paulo e nos Estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Segundo a pesquisa, 40% dos empregadores do País estimam que o mercado de trabalho no primeiro trimestre de 2012 terá mais contratações, contra 7% que estimam diminuição e 51% que não estimam mudanças. Com isso, a expectativa líquida de emprego ficou em +33%.

Na comparação com o trimestre anterior, os empregadores preveem declínio na expectativa líquida de 5 pontos percentuais. No comparativo entre primeiro trimestre de 2012 e de 2011, a queda na expectativa é 3 pontos percentuais, de acordo com os dados da Manpower.

Outras regiões

Os empregadores indicam planos robustos de contratações na cidade de São Paulo e no Estado de Minas Gerais, com expectativa líquida de emprego de +34% e 31%, respectivamente. Nas outras regiões, é esperado clima otimista de contratações, com uma expectativa de +30% no Estado do Paraná e +27% do Estado de São Paulo, segundo a pesquisa.

Ainda assim, de trimestre para trimestre, as intenções de contratações mostram sinais de redução em quatro das cinco regiões pesquisadas. A expectativa para o Estado de São Paulo teve redução de 13 pontos percentuais e em Minas Gerais houve redução de 10 pontos percentuais. A expectativa para do Paraná teve queda de 6 pontos percentuais. Entretanto, os empregadores no Estado do Rio de Janeiro indicam aumento de 5 pontos percentuais no índice de contratações da consultoria.

Na comparação ao primeiro trimestre de 2011, os empregadores do Estado do Rio de Janeiro e de São Paulo relatam perspectivas otimistas de contratações, com aumentos de 6 e 3 pontos percentuais, respectivamente.

No entanto, as expectativas caem nas regiões restantes, com destaque para Minas Gerais, que sinaliza uma redução de 10 pontos percentuais. As expectativas para o Estado do Paraná e cidade de São Paulo têm redução de 8 e 4 pontos percentuais, respectivamente.

Pesquisa

A pesquisa da Manpower foi realizada por meio de 851 entrevistas com empregadores brasileiros. Segundo a empresa, foi questionado a todos os participantes qual seria a previsão de variação no número total de funcionários no local de trabalho, comparando o último trimestre de 2011 (outubro, novembro e dezembro) com o seguinte (janeiro, fevereiro e março de 2012).

> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.