O presidente do Sindicato entregou a pauta de reivindicações ao Sindicato dos Bancos do Estado do Rio, junto com representantes de outros 12 sindicatos de bancários. Veja slide com as fotos.
A minuta de reivindicações da Campanha Salarial 2011 foi entregue nesta quinta-feira, 18 de agosto, ao Sindicato dos Bancos do Estado do Rio. O presidente do Sindicato de Niterói e Região, Fabiano Júnior (no centro na foto), participou da entrega do documento aos representantes dos banqueiros com representantes de outros 12 sindicatos de bancários. Teophilo de Azeredo Santos, que presidiu a entidade patronal por 26 anos, recebeu o documento.
Nas ruas, cerca de 800 bancários fizeram uma grande passeata que incluiu alegorias de quatro metros de altura e bateria de escola de samba, lançando oficialmente a campanha salarial 2011 no estado. Da Candelária à Cinelândia, o ato foi marcado pela irreverência, com versões de marchinhas de carnaval que embalaram a performance dos atores da Cia. de Emergência Teatral. As fotos podem ser vistas no álbum Picasa do Sindicato (clique aqui) ou no slide abaixo. Álbuns com as imagens também foram criados no Facebook e no Orkut do Sindicato.
“Temos um desafio muito grande nesta campanha salarial, que vai além dos itens de remuneração. Em Brasília, tivemos o primeiro embate contra as resoluções do Banco Central que ampliam a presença dos correspondentes bancários, que precarizam as relações de trabalho, e esta luta se dará em toda a campanha”, disse Fabiano. Segundo ele, essas mudanças podem fragilizar a categoria e é obrigação dos bancários manter a mobilização para evitar que isto aconteça.
No ato-desfile “Os piratas do Brasil ou o Brasil dos piratas?”, atores encenaram uma esquete com piratas num navio representando os banqueiros que “roubam” a população com os altos juros e tarifas abusivas e exploram os bancários. A crítica bem-humorada chamou a atenção e divertiu populares, que pararam para acompanhar a passeata.
> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.