Representantes dos trabalhadores e trabalhadoras da Caixa se reuniram com a direção do banco para mais uma rodada de discussões do Grupo de Trabalho (GT) de Promoção por Mérito.
O encontro foi realizado por videoconferência, tendo o objetivo de avaliar o processo referente ao ano-base 2025 e discutir ajustes necessários para o próximo ciclo, buscando garantir critérios justos e maior efetividade no reconhecimento das trabalhadoras e dos trabalhadores.
Entre os principais temas discutidos, destaque para a necessidade de assegurar que o pagamento do primeiro delta ocorra em janeiro do ano seguinte ao período avaliado.
A representação dos empregados acredita que o atraso no pagamento – realizado apenas em março por ter sido vinculado ao programa RESULTADO.CAIXA – acabou postergando um aumento salarial que já era devido aos trabalhadores contemplados.
Também foi levantada a necessidade de eliminar obstáculos burocráticos que acabam prejudicando empregados que cumprem os requisitos, mas enfrentam dificuldades operacionais para comprovar determinadas exigências.
Foram relatados problemas como falhas ou atrasos na atualização de dados no aplicativo Conecta SUS, utilizado para comprovação de vacinação.
Os critérios de desempate utilizados no processo, especialmente quando há referência à idade do empregado também foram questionados. Para as entidades, nesses casos, o tempo de trabalho na Caixa deve ser priorizado.
O aumento significativo no número de trabalhadores contemplados com o segundo delta da promoção por mérito ficou entre os pontos positivos debatidos na reunião.
O GT de Promoção por Mérito continuará discutindo os critérios para o ciclo referente ao ano-base 2026. Entre os pontos em debate estão a definição de regras mais acessíveis, a eliminação de entraves burocráticos e a garantia de pagamento das promoções dentro do prazo adequado.
*Fonte: Contraf-CUT