Tarciana Medeiros tomará posse na presidência do Banco do Brasil nesta segunda-feira (16). É a primeira vez, desde a sua fundação, que o Banco do Brasil terá uma mulher como presidenta. A cerimônia de posse será realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, às 18h, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Funcionária de carreira há 22 anos, Tarciana é administradora e pós-graduada em marketing e liderança, inovação e gestão. Seu nome para presidência do BB foi anunciado em 30 de dezembro passado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A nomeação foi publicada nesta segunda-feira (16) no Diário Oficial da União, assim como a exoneração de Fausto de Andrade Ribeiro, que ocupava a presidência do BB.
Trajetória
Tarciana Medeiros foi responsável pelo desenvolvimento de estratégias para distribuição de produtos ligados ao mercado de pessoa física. Também trabalhou com projetos que envolveram prospecção, gestão e automação de convênios para concessão de crédito e expansão da atuação com correspondentes bancários.
Como Superintendente Comercial na BB Seguridade, ela desenvolveu modelos estratégicos de indução de vendas no Brasil, apoiou a coordenação e direcionamento do trabalho das equipes de consultores das empresas da Holding BB Seguros.
Também foi gestora de uma das equipes responsáveis pela orçamentação comercial de seguros, previdência, capitalização e planos odontológicos, que levaram a BB Seguridade a cumprir as projeções e perspectivas para o negócio, declaradas ao mercado.
Ela esteve à frente da implantação e aperfeiçoamento dos processos de pós-venda na Diretoria de Crédito e Empréstimos, de 2018 a 2020.
Em 2021, Tarciana foi transferida para a Gerência Executiva Experiência do Cliente e Soluções PF, ficando responsável pelas equipes que desenvolvem e aplicam modelos de análise do comportamento de consumo dos clientes, gestão do ciclo de relacionamento para cada proposta de valor e elaboração da estratégia de expansão e rejuvenescimento da base de clientes.