Por Marcelo Quaresma

# Na eleição para a presidência da Câmara, o PT, o Partido dos Trabalhadores, dos assalariados, dos pobres, que tem 91 dos 513 deputados, 17,7% dos votos, se deu ao luxo de se dividir. E perdeu a eleição. Venceu Severino Cavalcanti, do PP, partido de Paulo Maluf, Delfim Netto e Eurico Miranda, que tem 52 parlamentares, mas, no segundo turno, teve 300 votos.

# Você vai ler agora o Tira-Gosto, a coluna que sabe que Eurico não é mais deputado, mas foi substituído à altura, pois como já cantou Herbert Vianna, “Luiz Inácio falou, Luiz Inácio avisou, são 300 picaretas com anel de doutor”.

# Poesia da semana: “Morte e Vida Severina” (João Cabral de Mello Neto). Morte pra nós, vida pra eles.

# Frase da semana: “E se somos severinos, iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina” (João Cabral de Mello Neto).

# Severino concorreu à presidência da Câmara contra o PT, mas é a favor da prorrogação do mandato de Lula por mais dois anos, até 2008.

# Severino quer dar mais dois anos de mandato a Lula, mas não gosta do Lula.

# Severino votou no aumento do salário mínimo de 260 para 280 reais, um reajuste de 7,6%, mas é a favor do aumento do salário dos deputados de 12.740 para 21.550 reais, um reajuste de 69,1%.

# Severino diz que não é verdade que ele troca muito de partido, mas já foi da UDN, da ARENA, do PDS, do PDC e do PP.

# ”Não aceito essa imoralidade da dança dos partidos!” (Severino Cavalcanti).

# Sou contra essa proibição de contratar parentes. Meu filho deve ser punido só porque é meu filho?” (Severino Cavalcanti).

# Severino acha que as medias provisórias são “abusantes” (?).

# Severino é a favor da flexibilização das leis trabalhistas, a favor do fim das férias de 30 dias para os trabalhadores, mas é a favor das férias de 90 dias para os deputados.

# ”Vou defender 90 dias de recesso porque é uma necessidade” (Severino Cavalcanti).

# Severino, que apoiou o golpe de 64, é contra as indenizações para os perseguidos, presos políticos, torturados e para as famílias dos assassinados pela ditadura militar, mas é a favor da anistia para Frei Caneca, líder da Confederação do Equador, em Pernambuco, fuzilado pelo governo de Dom Pedro I, em 1824, há 181 anos.

# Severino acredita em Deus, que ele nunca viu, mas não acredita em relações de homem com homem e mulher com mulher.

# Severino quer instituir o Dia do Nascituro, no dia da Anunciação da Virgem Maria, dia 25 de março. Nessa eu tô com Severino! Meu aniversário vai virar feriado!!!

# Pensamento da semana: com Severino na presidência da Câmara, o Brasil pode piorar, mas o Tira-Gosto vai melhorar.

# Por falar em aniversário… Esse Tira-Gosto, é dedicado a minha única filha, Ana Renata, que, nesse 18 de fevereiro, completa 12 anos. Será que ela vai gostar desse presente severino?… “E não há melhor resposta que o espetáculo da vida, vê-la desfiar seu fio, ver a fábrica que ela mesma, teimosamente fabrica, mesmo quando é assim pequena, franzina, mesmo quando é a explosão de uma vida severina” (João Cabral de Mello Neto).