PLR é conquista do movimento sindical

 

A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) não é uma concessão dos empregadores. Ao contrário, é uma conquista do movimento sindical bancário, uma campanha que começou em 1990 com a categoria buscando uma maneira de remunerar os resultados de seu trabalho. A PLR é a divisão de lucros de uma empresa, direito conquistado pela luta sindical.

 

O vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Vinícius de Assumpção, falou sobre essa conquista e sua importância.

 

“Em 1992, nós conquistamos a Convenção Coletiva de Trabalho, com validade para todo o território nacional, uma exclusividade de nossa categoria no Brasil. Três anos depois, em 1995, com uma forte mobilização e greve, garantimos a PLR para toda a categoria. É com unidade e participação junto aos sindicatos, nas lutas coletivas, que o trabalhador garante direitos e avança em conquistas”, explicou Vinícius.

 

A luta continuou e, em 2003, os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, bancos públicos, passaram também a ter direito à PLR, com as negociações sendo feitas em mesa única.

 

Em maio deste ano, o governo reajustou a tabela do Imposto de Renda sobre a PLR , na faixa de isenção da tabela, que não sofria alteração desde 2015. Com isso, o valor líquido da PLR foi elevado beneficiando os trabalhadores.

 

Importância da sindicalização

 

O sindicato é uma associação de pessoas de um mesmo segmento trabalhista, que defende os interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos de seus associados.

 

Lutar por salário digno, melhores condições de trabalho, estabilidade e perspectivas de crescimento na carreira faz parte das principais lutas dos trabalhadores, que devem estar organizados para saírem vitoriosos em suas conquistas.