Plebiscito Popular ganha reforço nas redes sociais

Para incentivar a participação do maior número de pessoas possível no Plebiscito Popular 2025, movimentos sociais do país inteiro, incluindo o movimento sindical bancário, representado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), promovem nesta quinta-feira (28), postagens em massa nas redes sociais, grupos de WhatsApp e Telegram.

O Plebiscito está sendo realizado desde julho e receberá votos até o próximo dia 7 de setembro. A população deve responder “sim” ou “não” para as seguintes perguntas:

– Você é a favor da redução da jornada de trabalho sem redução salarial e do fim da escala 6×1?


– Você é a favor de que quem ganhe mais de R$ 50 mil por mês pague mais Imposto de Renda para que quem recebe até R$ 5 mil por mês não pague?

O levantamento recebe votos em urnas físicas, espalhadas em sindicatos, praças, igrejas, terminais de transporte, escolas ou locais de trabalho.

Também é possível utilizar as urnas digitais, como a registrada pela Contraf-CUT, que pode ser acessada por um link ou através de um QR Code.

Como explicou a secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, Elaine Cutis, os resultados serão encaminhados aos deputados e senadores para que as propostas se tornem leis.

“A questão da isenção do Imposto de Renda (IR), por exemplo, já tramita no Congresso. Mas nós sabemos que a decisão dos parlamentares será favorável a nós, trabalhadores e trabalhadoras, se conseguirmos ampliar a pressão popular e, o plebiscito, é uma importante ferramenta para isso”, afirmou Elaine.

Para acessar a pesquisa através do link clique aqui

Para acessar pelo QR Code, basta apontar a câmera do celular, que será direcionado para a votação

 

 

*Fonte: Contraf-CUT