Pix automático só deve sair em outubro de 2024

 

O lançamento do Pix automático, inicialmente previsto para abril de 2024, só deve acontecer em outubro do ano que vem, segundo informação do Banco Central (BC). A nova funcionalidade permitirá aos clientes programar o pagamento de contas de consumo, serviços e assinaturas, entre outras.

 

O BC explicou que a mudança se deve à “complexidade do produto, do tempo necessário para o desenvolvimento dos múltiplos atores, do andamento da definição das estratégias comerciais pelas instituições participantes do Pix e de questões organizacionais do BC”.

 

Segundo reportagem publicada no Jornal Extra, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, Renato Dias de Brito Gomes, afirmou que “o Pix automático vai ter um impacto notável na competição bancária”.

 

Ele explicou que “hoje em dia, se você quer usar o débito automático, o concessionário de energia elétrica precisa ter um convênio com o banco. Com o Pix automático, todas as instituições que ofertam o Pix vão poder ofertar pagamentos recorrentes”.

 

De acordo com o BC, o Pix automático poderá ser utilizado para pagamentos recorrentes que tenham periodicidade definida. O  usuário pagador dará uma autorização prévia e os pagamentos serão debitados automaticamente, sem a necessidade de autenticações específicas a cada transação.

 

Confira os pagamentos que podem ser feitos com o Pix automático: serviços públicos (como água, energia e telefone); assinatura de serviços (como internet, streaming, clubes e portais de notícias etc.); pagamento de mensalidades (como escola, academia, condomínio e plano de saúde) e serviços financeiros (como parcelamento de seguro, de empréstimo e de consórcio).