Palestra e debate com Satiê Mizubuti, coordenadora dos Direitos da Mulher (Codim) de Niterói, permitiu entender melhor a luta em defesa da mulher. Veja videos e fotos.
Uma das principais ações para o fim da violência contra a mulher é a educação, numa transformação cultural que possibilite a formação de novos cidadãos para uma sociedade mais feliz. Essa mensagem pôde ser compreendida melhor pelos bancários de Niterói no encontro que o Sindicato promoveu com Satiê Mizubuti, coordenadora dos Direitos da Mulher (Codim) da Prefeitura de Niterói, nesta quinta-feira, 17 de março.
Com gráficos e tabelas, Satiê apresentou a palestra “A violência doméstica em Niterói e as políticas públicas para o seu enfrentamento — Potencialidades e limites”. Depois de aproximadamente 40 minutos de informações e esclarecimentos, foi aberta a participação dos bancários, que puderem fazer perguntas e prestar depoimentos sobre o assunto. No final, houve um coquetel de confraternização, com caldo verde, salgadinhos e refrigerante.
Confira abaixo dois vídeos curtos, mas esclarecedores, levados por Satie para o encontro com os bancários:
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
Satiê contou que, ao contrário do que se espera, o número de atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica em Niterói vem aumentando nos últimos anos. A média mensal foi de 8,3 em 2004, 38,7 em 2005, 81,8 em 2006, 80,5 em 2007, 63,3 em 2008, 88,8 em 2009, 119,11 em 2010 e 136,5 em 2011. O bairro de maior incidência é o Fonseca, seguido da região central da cidade. Ela ressaltou que, além disso, esses números na verdade refletem subnotificações, pois o mais comum é as mulheres agredidas não prestarem queixa contra o agressor — por medo, vergonha ou até falta de conhecimento.
Satie é ex-vereadora de Niterói, ex-secretária municipal de Educação e ex-secretária municipal de Ciência e Tecnologia. Sua palestra aos bancários aconteceu na futura sede do Sindicato (ao lado do Liceu Nilo Peçanha) foi uma atividade em parceria com a Prefeitura, constando na programação oficial da cidade, em comemoração ao Mês da Mulher, já que o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, caiu na terça-feira de Carnaval.
Veja abaixo slide com fotos do encontro:Direitos e conquistas das mulheres em material distribuído por Satie
– Lei Maria da Penha
– Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams)
– Abrigos para mulheres em situação de violência
– Licença-maternidade de 180 dias
– Serviços de Orientação Psicossocial e Jurídica
– Prevenção e tratamento do câncer ginegológico
– Assistência integral à saúde da mulher
– Saúde das mulheres negras
– Pré-natal e parto na mesma unidade de saúde
– Planejamento Familiar pelo SUS
– Pílula do dia seguinte
– Interrupção da gravidez pelo SUS, nos casos previstos em lei
– Mínimo de 30% de mulheres candidatas nos partidos políticos
– Ações de combate à lesbofobia
– Prevenção e tratamento das DSTs e Aids
– Saúde de adolescentes
– Parto humanizado
– Educação sexual nas escolas
– Ações de combate ao racismo
– Creche