Com o lema “Juntos avançamos nas conquistas” foram abertos o 39º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) e o 34º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, na última terça-feira (4), em São Paulo.
A presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, reafirmou, logo na abertura, o papel dos bancos públicos para o desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda e redução das desigualdades regionais.
“Não estamos aqui somente discutindo uma campanha salarial, uma campanha nacional, mas também discutindo o papel e a importância dos bancos públicos. As desigualdades que vemos na capital paulista, está também presente em todas as capitais do país e do mundo. E essa desigualdade cresceu por causa do capitalismo financeiro”, afirmou a dirigente.
Também presente ao encontro, o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto falou sobre a atuação da entidade na defesa dos bancos públicos e dos empregados e empregadas da Caixa.
A coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Fernanda Lopes, ressaltou que 34º Congresso Nacional dos Funcionários do BB acontece em um momento de um processo difícil para toda a sociedade.
“Passamos por um período de desmantelamento muito intenso, e que colocou em risco os bancos públicos. Mas hoje estamos aqui, porque nós conseguimos, porque temos companheiros e companheiras comprometidos com a democracia, além do comprometimento por melhores condições salariais e de trabalho, com a defesa dos bancos públicos, como indutores do desenvolvimento, e não só visando o lucro pelo lucro”, afirmou Fernanda.
*Fonte: Contraf-CUT