O sindicalista Oswaldo Gualberto, do Itaú, foi eleito presidente da Associação de Moradores e Amigos de Santa Bárbara (Amasb), em Niterói, dia 20 de maio. Ele vai administrar a entidade de junho de 2007 a junho de 2009 e conversou com o Tribuna Bancária On-Line sobre esse novo desafio.
O sindicalista Oswaldo Gualberto, do Itaú, foi eleito presidente da Associação de Moradores e Amigos de Santa Bárbara (Amasb), em Niterói, dia 20 de maio. Ele vai administrar a entidade de junho de 2007 a junho de 2009. Dos 1.360 moradores que votaram, 768 escolheram a chapa de Oswaldo, Democracia e Participação, enquanto 574 votaram na outra chapa. Houve nove votos em branco e nove nulos. Oswaldo conversou com o Tribuna Bancária On-Line para falar sobre esse novo desafio.
1) Por que você se candidatou?
Sou morador antigo e já fui presidente da associação há uns 20 anos. A finalidade da associação de moradores é reivindicar melhorias para a comunidade. Mas nos últimos anos, a gestão da Associação não vinha correspondendo às expectativas dos moradores. Então um grupo de amigos decidiu fazer uma chapa e me convidou.
2) O que pretende fazer?
São muitos problemas: esgoto entupido, calçadas quebradas por raízes de árvores, praça de esportes abandonada, encostas no morro da paz prejudicam casas de moradores carentes, consertos de acesso a ruas mais altas, diversos problemas no final da Rua 22. Ampliar a creche Marli Sarney, que já não pode atender à quantidade atual de crianças.
3) A associação tem acesso às autoridades? Tem parcerias?
Vamos enviar ofícios aos orgãos competentes: prefeitura, Ampla, Águas de Niterói, Clin. Quando aparece um problema, é a associação que o morador procura. Como ainda não tomamos posse, não pudemos definir detalhes de parcerias a serem firmadas. São nove pessoas na equipe de gestão.
4) Como é a segurança do local? Há grupos que podem atrapalhar o trabalho da associação, como traficantes e milícias?
Não, graças a Deus lá não enfrentamos grupos que se julgam donos do território. Mas estão acontecendo muitos assaltos a residências, vamos lutar para que o bairro tenha mais segurança, pedir mais policiamento às autoridades.
5) Você já é sindicalista e agora vai atuar também na associação de moradores. Por que acumular funções?
É muito importante que todos participem de grupos democráticos para defender seus direitos, seja como trabalhador, como morador, como cidadão em geral. Temos que lutar pelo cumprimento das leis e para conquistar melhorias, pois a união é a única maneira de o povo enfrentar os poderosos.