@ A revista Forbes publicou a lista dos mais ricos do mundo em 2009, mostrando que a crise mundial também abalou a elite. Os multimilionários, com fortunas acima de 10 dígitos, um bilhão de euros ou quase três bilhões de reais, passaram de 1.125 para 793 e o patrimônio dessa turma caiu 23%. Bill Gates, coitado, perdeu quase 14 bilhões de euros. Em compensação, o velho Bill voltou a ser o homem mais rico do mundo, pela 15ª vez, com cerca de 40 bilhões de euros ou quase 120 bilhões de reais.
@ Você está lendo o Tira-Gosto, a coluna que reparou que a banca dos Estados Unidos está tão em baixa que a Forbes não conta mais as fortunas em dólares.
@ Em 2008, os multimilionários tinham 13,9 trilhões de euros, quase 40 trilhões de reais. Agora, perderam 400 bilhões, cerca de duas dívidas externas brasileiras. Ainda assim, na média, cada multimilionário ficou com 17,5 bilhões de euros ou 52,5 bilhões de reais. Ainda dá pro gasto!
@ Filme da semana: “Quem quer ser um multimilionário decadente?”.
@ Música da semana (Paulinho da Viola): “Dinheiro na mão é vendaval, é vendaval, na vida do especulador, especulador. Quanta gente, aí, se engana. E cai da cama, sem ter o dinheiro que jogou. E a fortuna se desfaz, quando a Bolsa sobe mais, alguém já comprou”.
@ Pense rápido: Por que, na economia, quando alguém perde uma fortuna, ninguém acha?
@ O brasileiro mais rico é Eike Batista, o 61º multimilionário do mundo, com 2,5 bilhões de euros ou quase 7,5 bilhões de reais. Eike é o ex-marido de Luma de Oliveira, que se mantém no posto de pensionista com a melhor poupança do Brasil [foto].
@ A vida tem seus altos e baixos. Depois de enganar cerca de 5 mil celebridades das quais fingiu investir 65 bilhões de dólares, o investidor Bernard Madoff trocou sua cobertura de sete milhões de dólares por uma cela de 6 metros quadrados. Mas há sempre o lado bom das coisas. Madoff foi preso, mas continua vivendo na ilha de Manhattan.
@ Em 1998, quando foi criado o Novo Código Nacional de Trânsito, os pardais eletrônicos da Prefeitura do Rio flagraram 364.983 infrações. Em 2008, esse número subiu para 2.045.235 multas. Um aumento de 460%, em 11 anos. A crise mundial estacionou longe da indústria da multa.
@ Em 2008, das 2.045.235 multas cobradas pela Prefeitura do Rio, 632.008 ou 30,9% foram pagas. A cada três motoristas multados, só um paga a multa. Ladrão que rouba ladrão…
@ Em 2008, o número de mortos no trânsito do Rio subiu 16%, o que comprova a existência da indústria da multa. Os pardais estão onde não está o perigo.
@ No encontro com Barack Obama, Lula não perdeu a oportunidade de reclamar das barreiras norte-americanas ao consumo do álcool. Lula sonham com o dia que servirão a branquinha na Casa Branca.
@ “Você tem um pepino muito grande” (Lula para o afro-descendente Barack Obama).
@ A última do Lula: 11,25% ao ano é a menor taxa de juros desde 1986, desde que a Selic foi criada.
@ O Senado pagou R$ 6,2 milhões a 3.883 servidores, no recesso dos senadores, em janeiro: R$ 1.596 por funcionário. Além do custo e do trabalho extra nas férias dos chefes, o que impressiona é o número de contratados: 47,9 funcionários para cada senador. É muito índio pra pouco cacique.
@ Pensamento físico da semana: se dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo, como, no gabinete de um senador, cabem 47,9 assessores se, ainda por cima, eles fazem horas extras?