O noticiário bem-humorado do Quaresma

@ A Igreja Católica mudou!… Mil e quinhentos anos depois, os Sete Pecados Capitais passaram para 14… Dobrou nossa chance de pecar e arder no fogo do Inferno pela Eternidade.

@ No século IV, o primeiro a levantar a questão dos Pecados Mortais foi o monge católico grego Evágrio do Ponto, que não considerava a Inveja um Pecado Capital, mas achava a Melancolia mortal. Evágrio chegou a pensar em um oitavo Pecado Mortal: colocar nome feio nos filhos.

@ No século VI, a Igreja Católica acrescentou a Inveja. O Orgulho e a Vaidade de Evágrio passaram a ser um só: a Soberba. No século XVII, a Melancolia foi substituída pela Preguiça. Então – pra você parar de tentar lembrar! -, os Sete Pecados Capitais passaram a ser Avareza, Gula, Inveja, Ira, Luxúria, Preguiça e Soberba… Não necessariamente nessa ordem que, como você deve ter notado, é alfabética.

@ A ordem de gravidade dos pecados, estabelecida há quase 400 anos é: Soberba, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula e Luxúria.

@ Pense rápido!!!… Pra que existe ordem de gravidade dos Sete Pecados, se todos eles são mortais?

@ Se os Pecados Mortais têm ordem de gravidade, deveria haver pecado mortal, pecado perpétuo, pecado albergue, pecado pena alternativa e pecado domiciliar, que também poderia ser chamado de pecado Pimenta Neves ou Juiz Lalau.

@ Você está lendo o Tira-Gosto, a coluna que sabe que os Pecados Capitais não estão na Bíblia, foram criados pela Igreja Católica, e que se com Sete Pecados já estava difícil ir pro Céu, agora, com Quatorze, ficou muito mais fácil ir pro Inferno.

@ Música da semana: “Quero que você me aqueça nesse Inverno preu me acostumar já com o Inferno… Uou, uou!… Preu me acostumar já com o Inferno… Uou, uou!”.

@ O Tira-Gosto adverte: os novos Sete Pecados Capitais são acumulação de riqueza excessiva, consumo e tráfico de drogas, experimentos moralmente discutíveis, geração de pobreza, manipulação genética, poluição ambiental e violação dos direitos humanos.

@ A Receita Federal será a grande aliada da Igreja Católica na luta contra o novo Pecado Mortal da acumulação de riqueza excessiva.

@ Na semana em que os Pecados Capitais passaram para 14, o governador de Nova Iorque, Eliot Spitzer renunciou por envolvimento com a prostituição de luxo. Pagava entre 1.000 e 5.000 dólares por hora. Sptizer usava uma empresa fantasma para pagar as prostitutas. Gastava tanto que era investigado, suspeito de corrupção. Mas não foi isso que abalou sua reputação. Moralista, Eliot era contra as prostitutas novaiorquinas. Agora, todos sabem por que. Ele contratava prostitutas de Washington e até uma brasileira. Pecou por riqueza excessiva e experimentos moralmente discutíveis.

@ Pense rápido!!!… Se, agora, a acumulação de riqueza excessiva é Pecado Mortal, o Banco do Vaticano vai fechar?

@ Pense rápido!!!… Se, até hoje, você ainda não tinha conseguido decorar os Sete Pecados Capitais, que eram só sete palavrinhas, quando vai conseguir decorar os 14?

@ “Ser escolhido o jogador mais bonito pelos gays não é muito bom pra mim”. Cristiano Ronaldo, confuso com os 14 pecados capitais.

@ Pensamento da semana: se alguns pecados são mortais e outros não, por que todos morrem?

@ Moral: quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra no autor desta coluna.