Novo presidente da Caixa toma posse

 

O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antonio Vieira Fernandes, tomou posse nesta quinta-feira (9). Funcionário de carreira aposentado da Caixa, Carlos Vieira foi indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira.

 

Carlos Vieira foi presidente do Funcef, fundo de pensão dos funcionários da Caixa e ocupou o posto de diretor-presidente da BRB Financeira, controlada pelo Banco de Brasília. O novo presidente da CEF também integrou a equipe do Ministério das Cidades, no governo de Dilma Rousseff.

 

Em seu discurso de posse, Carlos Vieira falou sobre os desafios à frente da instituição.

 

“Nosso maior desafio certamente é acelerar a modernização da Caixa, sem perder sua essência como banco social. Nesse sentido, revisitaremos, com urgência, três pilares: resultados, processos e gestão de pessoas. Em relação aos resultados, quero ser assertivo. Governança e integridade são compromissos inegociáveis em nossa instituição. Liderança responsável, equidade, ética, sustentabilidade e transparência são valores que nortearão a nossa prática de gestão e que desejamos que sejam perpetuados na Caixa”, afirmou.

 

Carlos Vieira disse, em entrevista ao jornal O Globo, que vai compor sua equipe dando prioridade à competência.

 

“Não se pode julgar um executivo porque é ligado a A, B ou C, mas se ele é competente”, ressaltou.

 

O novo presidente da Caixa afirmou, ainda, que deve abrir novas agências, ao contrário do que vem sendo feito pelos bancos privados.

 

Segundo Carlos Vieira, não será necessário fazer cortes muito acentuados nos juros do banco porque não é a taxa que traz o cliente para a instituição. Carlos Vieira ressaltou que o presidente Lula pediu para a Caixa ser indutora de crescimento.

 

Ressaltando que a Caixa é o maior banco público da América Latina, Vieira lembrou da missão da empresa em promover a igualdade e o desenvolvimento econômico do país e reforçar a parceria entre o banco e o Governo Federal.

 

“Continuaremos apoiando a execução das políticas públicas do Governo Federal e contribuindo para formular modelos sustentáveis, que atendem cada vez mais os cidadãos e os cidadãos do nosso Brasil. Por meio do Novo PAC, do FIES, do Minha Casa Minha Vida, do Desenrola Brasil, no incentivo ao microcrédito e em todas as formas e condições que lhe forem possíveis. A Caixa contribui para melhorar a vida de cada cliente e para abranger todos os municípios como políticas públicas que o nosso povo precisa”, afirmou o novo presidente da Caixa.