O Dia Nacional de Mobilização “Menos Juros, Mais Empregos” será realizado nesta terça-feira (18), com a participação do movimento sindical bancário e outros movimentos sindicais.
Os atos serão realizados em protesto contra o aumento da taxa básica de juros, a Selic. A nova taxa será anunciada pelo Comitê de Políticas Monetárias (Copom) do Banco Central, se reúne terça (18) e quarta (19).
A previsão é que a Selic suba para 14,25%, segundo indicação do Copom, mantendo o Brasil entre os países com maiores taxas reais de juros (resultado da Selic menos a inflação).
“Nosso protesto é contra a política monetária definida pela entidade e que impacta nos juros cobrados em todo o sistema financeiro”, explica Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e vice-presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Os atos acontecerão em frente às sedes do Banco Central. Nos locais onde não existe sede do BC, os protestos poderão ocorrer em locais de grande circulação.
Nas redes sociais, a orientação é é que sejam postados materiais, fotos e vídeos usando a tag #MenosJurosMaisEmpregos#JurosBaixosJá.
*Fonte: Contraf-CUT