Em reunião virtual, na última sexta-feira (14), o Grupo de Trabalho (GT) de Junta Médica do Itaú e os representantes da direção do banco deram continuidade às negociações sobre o fluxo de funcionamento da junta médica, visando melhorias nos processos.
O modelo adotado pelo banco em novembro de 2024, como projeto piloto a formação da junta médica, vinha gerando problemas aos trabalhadores, como falta de suporte operacional, orientação e acolhimento.
Durante a reunião, houve avanços importantes em questões relativas aos prazos e comunicação.
O Itaú atendeu à reivindicação da representação dos trabalhadores e apresentou os indicadores atualizados e estratificados por sindicato sobre as juntas médicas já concluídas.
O banco se comprometeu a desenvolver um documento, a ser enviado previamente ao bancário participante da junta médica, ao médico indicado pelo sindicato e escolhido pelo banco, com as instruções sobre o funcionamento do processo.
O banco também se propôs a elaborar um formulário “Perguntas e Respostas” (FAQ) com as dúvidas mais frequentes sobre o fluxo de processo das juntas médicas.
Outro avanço foi a definição de que a qualquer momento que for solicitado pelo bancário, o banco disponibilizará os exames, relatórios e afastamentos cadastrados. O prazo para recebimento destes documentos será divulgado na FAQ.
*Fonte: Contraf-CUT/Sindicato dos Bancários de Araraquara